Ruas precárias prejudicam coleta de lixo e transporte em loteamentos de Caxias - Geral - Pioneiro

Falta de estrutura24/08/2017 | 14h14

Ruas precárias prejudicam coleta de lixo e transporte em loteamentos de Caxias

Problemas são registrados nos loteamentos Vergueiros II e Jardim Filomena 

As más condições das ruas prejudicam serviços básicos dos loteamentos Vergueiros II e Jardim Filomena, em Caxias do Sul. As informações são da Gaúcha Serra

Leia mais: 
Tendência entre partidos políticos agora é trocar de nome 
Chegada do Fogo Simbólico marca início das comemorações em Caxias
O homem da projeção: José Luis de Almeida cuida do telão no Palácio dos Festivais desde 1980


No Vergueiros II, que fica na zona sul da cidade, a circulação de ônibus foi interrompida devido ao acúmulo de água nas vias, que impede a passagem dos veículos. De acordo com a presidente do loteamento, Nazareth Maria da Rosa, a suspensão do transporte já completou dois meses sem que tenham sido realizadas obras para melhorar o escoamento da água nas vias, que não são pavimentadas.

Como o loteamento é irregular e não há rede de esgoto, os resíduos das casas acabam se juntando com a água da chuva nesses pontos de acúmulo. Segundo Nazareth, sem o transporte coletivo, alguns moradores precisam caminhar até 20 minutos para conseguir pegar o ônibus no loteamento Vergueiros, que fica ao lado.

O pedido de regularização, conforme a presidente, já foi protocolado na Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), mas o processo costuma levar tempo para ser finalizado.

Já os moradores do Jardim Filomena enfrentam problemas com a coleta de lixo. Segundo o presidente Claudio Ribeiro, os caminhões da Codeca não conseguem entrar em algumas vias não pavimentadas por causa do barro que se forma após dias de chuva. Conforme ele, desde o início do ano não há cascalhamento nas vias, mas o problema se agravou nos últimos três meses.

Para evitar que o lixo se acumule nas ruas, Ribeiro disse que parte dos moradores tem jogado resíduos em um terreno baldio das proximidades. O processo para regularização da área foi protocolada na SMU no último dia 9.

De acordo com o coordenador de Relações Comunitárias da prefeitura de Caxias, Rafael Bado, as obras não foram realizadas porque é necessário o aval da Justiça, já que as áreas estão em processo judicial para regularização.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros