Memória: Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes - Geral - Pioneiro

Religiosidade23/08/2017 | 09h55Atualizada em 23/08/2017 | 09h55

Memória: Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes

Situada na Rua Angelina Michielon, no coração do bairro, a paróquia de Nossa Senhora de Lourdes é a segunda mais antiga da cidade

O progresso que encontra amparo na fé e na religiosidade de Caxias do Sul, transformou paróquias como a de Lourdes em centros vitais para a sustentação espiritual de quem faz a historia da cidade. Situada na Rua Angelina Michielon, no coração do bairro, a paróquia de Nossa Senhora de Lourdes é a segunda mais antiga da cidade, uma vez que foi desmembrada da paróquia da Catedral Diocesana em 8 de fevereiro de 1942. 

Foto: Jornal Pioneiro / Reprodução

Leia mais
Um Brasil noventista em Gramado
Retratos históricos da família Lorenzi
Memória: Hotel Sartori na década de 1940
A indústria caxiense atuante na Bahia

Inaugurada no mês de fevereiro de 1942, pelo bispo dom José Barea, a capela teve fundamental importância no desenvolvimento da parte leste da cidade. O primeiro vigário a fazer parte da paróquia foi Maximiliano Franzói, mas outros religiosos que, mais tarde, ocupariam importantes posições dentro da comunidade, também administraram a igreja. Entre eles, encontravam-se o padre Eugênio Giordani, que chegou a ser vereador e teve muita influência entre os moradores de São Pelegrino, e o padre Mário Pedrotti.

— Temos um número muito grande de leigos que participam das atividades da paróquia — declarou o pároco da época Nivaldo Piazza, em entrevista ao Pioneiro em 29 de agosto de 1997.

Foto: Nereu de Almeida / Agencia RBS

Sendo recém a segunda paróquia a ser criada em Caxias após a instalação da paróquia relativa à Catedral Diocesana, ainda no início do século — que até então respondia por todo o município —, a sua abrangência estendia-se por uma vasta área da cidade, ainda parcialmente urbanizada. Foi um período marcado por uma intensa atividade na área de urbanismo e construção civil no centro da cidade, e a nova paróquia acompanhou de perto os trabalhos de pavimentação das principais ruas e avenidas, bem como a construção do Monumento ao Imigrante. Caxias do Sul se transformava, e o número de seguidores da paróquia crescia de acordo com esse desenvolvimento.

As missas, na época, eram realizadas nos dias úteis, às 18h30min. No sábado, a celebração ocorria às 17h, e aos domingos, às 8h, 10h e 18h30min. A paróquia passou a ser responsável também pelas capelas de São Pedro, no bairro Petrópolis, e de Santo Sepulcro, além de ensinar a catequese a 411 crianças. Existiam, na época, pastorais ligadas à saúde e à família. Em entrevista ao Pioneiro, em 1997, Piazza explicou:

— Também ministramos cursos de teologia e organizamos visitas para os doentes.

De acordo com o jornalista e historiador Mário Gardelin, a paróquia de Nossa Senhora de Lourdes — que recebeu o nome em homenagem às aparições relatadas na França, no século 19 — foi o grande centro cultural do bairro do passado, surgindo ao redor dele, por exemplo, o orfanato Santa Terezinha e o colégio Madre Imilda.

Em 1959, da paróquia de Lourdes foram criadas as paróquias da Sagrada Família e do Sagrado Coração de Jesus. No ano de 1964, surgiu a paróquia de São Vicente. Em 1973, deu origem à paróquia dos Santos Apóstolos e, no ano seguinte, à de São Ciro. Um salão de esportes foi construído em anexo ao prédio da igreja, no ano de 1976 e, em 1985, inaugurou-se a nova casa paroquial. 

Encontros

Foto: Nereu de Almeida / Agencia RBS

Atualmente, as missas ocorrem na sede da Paróquia nas segundas, terças, quartas, quintas e sextas às 18h30min, no sábado às 17h, e no domingo às 8h, 10h e 18h30min. Além disso, ocorre na sede a chamada bênção da saúde, todo dia 11 de cada mês, às 15h. 

Na Capela Santo Sepulcro, as missas ocorrem às quartas, às 19h30min, nos sábados às 18h, e nos domingos às 9h, além da missa mensal, que é celebrada no dia 18 de cada mês, a partir das 19h30min. E na Igreja de São Pedro, no bairro Petrópolis, a missa ocorre somente aos sábados, às 18h, e na primeira segunda-feira de cada mês, às 15h30min.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros