Chegada do Fogo Simbólico marca início das comemorações em Caxias - Geral - Pioneiro

Semana da Pátria24/08/2017 | 11h11Atualizada em 24/08/2017 | 13h33

Chegada do Fogo Simbólico marca início das comemorações em Caxias

Chama foi conduzida pela Brigada Militar até a sede do Grupo Escoteiro Amigo Panda na manhã desta quinta-feira

Chegada do Fogo Simbólico marca início das comemorações em Caxias Roni Rigon/Agencia RBS
Escoteiras guardam Fogo Simbólico da Pátria em frente à sede do Grupo Amigo Panda, no Largo da Estação Férrea Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A comemoração da Semana da Pátria começou em Caxias do Sul com a chegada do Fogo Simbólico à cidade na manhã de hoje. A chama veio de Porto Alegre e foi conduzida do posto da Brigada Militar, no Parque Cinquentenário, até a sede do Grupo Escoteiro Amigo Panda, no Largo da Estação Férrea.

O Fogo Simbólico da Pátria será guardado pelos escoteiros até a Solenidade Fogo de Conselho, na próxima semana, que marca oficialmente o início da programação do Sete de Setembro. De acordo com a coordenadora da Semana da Pátria em Caxias, Marília Fanton, o simbolismo da chama se relaciona com o cultivo do civismo. 

— A cada ano, um grupo escoteiro recebe a chama. No final das celebrações, o grupo encarregado da próxima edição guarda a centelha. A ideia é não deixar morrer essa pequena demonstração de civismo que acontece nesse período — diz.

Marília relaciona o civismo e o amor à pátria à capacidade de posicionar-se quanto aos temas que importam para a sociedade, algo especialmente relevante em um momento de descrença nas instituições do país. 

— É uma questão de cidadania, uma tentativa de formar cidadãos melhores, prevendo um futuro um pouco melhor — destaca. 

Caxias do Sul é uma das seis cidades do Rio Grande do Sul a receber o Fogo Simbólico da Pátria.

Fogo de Conselho

A programação oficial da Semana da Pátria em Caxias começa na cerimônia do Fogo de Conselho, que será realizada na noite da próxima quinta-feira (31). Adão Pessoa de Braga, diretor-presidente do Grupo Escoteiro Amigo Panda, explica que a solenidade faz parte de uma tradição que data da época da Segunda Guerra Mundial.

— Para nós, é um orgulho ter essa responsabilidade. Foram os Pracinhas que iniciaram esse cerimonial, é um símbolo do patriotismo e do civismo.

Leonardo Giassol, de 17 anos é um dos escoteiros do grupo. Ele reforça o sentimento de satisfação em fazer parte do momento. 

— Esse engajamento cívico é uma das coisas que fundamenta o país — aponta.

 A Solenidade Fogo de Conselho será realizada no ginásio da Escola Estadual Santa Catarina e terá como convidado especial o último Pracinha vivo de Caxias.

Desfile da Independência

O Desfile da Independência ocorrerá no tradicional trajeto da Rua Sinimbu, ao lado da Praça Dante Alighieri, em Caxias. Em 2015, o ato foi realizado na rua Plácido de Castro, e no ano passado não ocorreu por causa da chuva.

Neste ano, em caso de mau tempo, o desfile será transferido para o dia dez de setembro. Os temas do ato são ¿Os 80 anos da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria¿ e ¿Os 70 anos da Chama Crioula". 41 entidades estão inscritas para participar do evento.

Confira a programação da Semana da Pátria em Caxias

:: Dia 31/08 — quinta-feira

20h - Solenidade Fogo de Conselho, no ginásio da escola Santa Catarina.

:: Dia 01/09 - sexta-feira

9h - Corrida do Fogo e solenidade de abertura oficial da Semana da Pátria, na Praça Dante Alighieri.

:: Dias 1º a 07/09 (Praça Dante Alighieri)

9h - Hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional

17h - Arriamento das bandeiras e execução do hino nacional

:: Dia 07/09 - quinta-feira

9h - Desfile da Independência, na rua Sinimbu

17h - Encerramento da Semana da Pátria na Praça Dante

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros