Aplicativo ajuda a escolher alimentos mais saudáveis no supermercado - Geral - Pioneiro

Saúde10/08/2017 | 17h30Atualizada em 10/08/2017 | 17h30

Aplicativo ajuda a escolher alimentos mais saudáveis no supermercado

Ferramenta elaborada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão permite a comparação dos nutrientes dos produtos pelo celular

Aplicativo ajuda a escolher alimentos mais saudáveis no supermercado Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Valor nutricional dos alimentos é classificado pelas cores do semáforo Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Decifrar os rótulos dos alimentos à disposição no supermercado não é fácil. Letras pequenas, termos técnicos e valores que se referem a quantidades diferentes em cada produto são as principais dificuldades dos consumidores, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O levantamento de 2016 aponta que pelo menos 40% dos brasileiros tem dificuldade de compreender a tabela nutricional dos itens que levam para casa.

Foi pensando em auxiliar os consumidores a optar por alimentos mais saudáveis que a Sociedade Brasileira de Hipertensão elaborou o aplicativo de celular Escolha Certa. A ferramenta foi lançada hoje (10) à tarde durante o Congresso anual da entidade, realizado em Caxias do Sul. Uma das idealizadoras da ferramenta, a nutricionista Márcia Gowdak, explica que o Escolha Certa compara e dá uma valoração para os produtos alimentícios.

– Pegamos os rótulos de cada produto e fizemos um sistema de avaliação baseado nas cores do semáforo. Vermelho é ruim, amarelo é adequado e verde pode ser considerado saudável. Didaticamente, é bastante interessante para a população.

A avaliação foi efetuada conforme metodologia já utilizada na Europa, que avalia as gorduras totais, saturadas e o sódio dos alimentos. Além disso, no aplicativo brasileiro foi incluída uma avaliação das fibras como indicador da qualidade os produtos, e também dos ingredientes das bebidas, cuja ausência é alvo de críticas no sistema europeu.

Leia mais
Revista geral apreendeu um celular para cada quatro presos no Presídio Regional de Caxias do Sul
Serra Gaúcha registra a 100ª morte no trânsito em 2017

— No Brasil, a quantidade de açúcar ainda não vem separada no rótulo, mas fizemos uma avaliação diferenciada dos ingredientes dos sucos e dos refrigerantes — explica Márcia.

Para possibilitar a comparação entre produtos, foi feita uma pesquisa em diferentes supermercados do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o intuito de incluir todos os industrializados comumente encontrados nas prateleiras.

— Foi um número muito grande de produtos pesquisados. O objetivo é possibilitar que a pessoa tenha condições de comparar dentro das marcas e decidir o que é melhor para ela — salienta Márcia Simas, professora de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também idealizadora do projeto.

Se consumidos em demasia, gorduras saturadas, sódio e açúcar são diretamente responsáveis pela hipertensão, que pode levar a infartos, AVCs e problemas nos rins. Hoje, cerca de 25% da população brasileira sofre com a condição.

Hipertensão aumenta entre os jovens

A hipertensão, ou pressão alta, é geralmente associada às pessoas mais velhas. O cardiologista Jaime Dannenhauer, presidente do Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão que ocorre em Caxias do Sul, porém, alerta para o aumento da incidência da condição entre os jovens nos últimos anos.

— A obesidade, falta de exercícios, poucas horas de sono e alimentação inadequada entre os adolescentes são alguns dos fatores que estão deixando eles suscetíveis à hipertensão — explica o médico.

Estima-se que pelo menos 10% dos jovens tenham pressão arterial elevada no Brasil. Em Caxias do Sul, só há dados para a população em geral. A Secretaria Municipal da Saúde acredita, conforme cálculo de 2013, que pelo menos 43 mil pessoas sofrem com a condição. O dado corresponde a cerca de 9% da população. Os números, porém, devem ser maiores. De acordo com a pasta, a hipertensão é um fator de risco para muitas doenças e, muitas vezes, só é identificada quando a pessoa busca atendimento por sintomas decorrentes de outras patologias. 

Serviço

Aplicativo Escolha Certa

O aplicativo Escolha Certa está disponível para download em smartphones com o sistema Android e IOS. A ferramenta é gratuita.

XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

O Congresso segue até sábado (12), no Hotel Samuara, com palestras de especialistas de diversos países. É possível conferir a programação completa do evento no site hipertensao2017.com.br e efetuar as inscrições no local.



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros