Prepare-se: final de semana na Serra terá calor e chance de neve - Geral - Pioneiro

Reviravolta no tempo14/07/2017 | 08h00Atualizada em 14/07/2017 | 08h00

Prepare-se: final de semana na Serra terá calor e chance de neve

Temperaturas baixarão consideravelmente e a sensação térmica deve se aproximar de 0° C

Prepare-se: final de semana na Serra terá calor e chance de neve Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Final de semana terá temperaturas entre 25°C e 5°C. Meteorologistas não descartam flocos de gelo na segunda-feira. Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Os gaúchos, em especial os moradores da Serra, devem perceber uma reviravolta climática entre amanhã e segunda-feira: as blusas leves devem dar lugar a casacos pesados ao longo do final de semana. As temperaturas baixarão consideravelmente e a sensação térmica deve se aproximar de 0° C. É um adeus temporário ao calor fora de época registrado nos últimos dias. Além disso, a possibilidade de neve não é descartada pela Somar Meteorologia, já que a combinação de frio e umidade, prevista para a segunda-feira, é favorável à queda dos flocos de gelo. 

Leia mais:
Mesmo com calor, setor hoteleiro da Serra prevê férias de julho melhores 
Após quase ter de devolver recursos, Gramado espera abrir parque ao público em 2018 

Conforme o meteorologista Celso Oliveira, as temperaturas elevadas registradas durante a semana foram ocasionadas por um bloqueio atmosférico, que fez com que as frentes frias da Argentina e do Uruguai não avançassem para o sul do Brasil. Com isso, uma massa de ar quente ganhou força, trazendo o calor _ o conhecido veranico do inverno gaúcho. A previsão é que esse bloqueio seja rompido entre o sábado e o domingo, e as temperaturas sofram um declínio considerável com a chegada da chuva. Caxias do Sul, por exemplo, deve registrar 25°C no sábado, e 5°C no final do domingo. A sensação térmica, porém, deve ser de 0°C. 

— O mais interessante é que a frente fria deve ficar sobre a região sul do país, fazendo com que na semana que vem tenhamos um período frio e úmido. Esse fator aumenta a chance de neve na Serra. Pelo que as projeções estão mostrando, existe a possibilidade de registrarmos neve ou chuva congelada em regiões relativamente mais baixas como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na segunda-feira — explica o meteorologista.

Há previsão ainda de ventania prevista para a região, porém, a quantidade de chuva deve ser pequena. 

Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

— Fica o alerta para o que a gente chama de frente de rajada. Não é um vento que tem turbilhão ou funil, mas pode ser intenso o suficiente para causar alguns estragos, como queda de árvores e falta de energia elétrica — alerta Oliveira. 

As temperaturas baixas se manterão e a chuva deve dar lugar ao tempo ensolarado ao longo da última semana do mês.

Em elevação
A última onda de ar frio da região foi registrada no dia 2, quando registrou-se 3°C em Caxias. Desde o dia 4, porém, as temperaturas seguem em elevação.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros