Pracinha no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, virou estacionamento - Geral - Pioneiro

Patrimônio do povo21/07/2017 | 09h38Atualizada em 21/07/2017 | 09h38

Pracinha no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, virou estacionamento

Área de lazer estava abandonada e atraía drogados

Pracinha no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, virou estacionamento Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Desde que o município deixou de investir em terreno no Bela Vista, espaço passou a abrigar veículos Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

<< LEIA MAIS: Imóveis públicos estão cedidos a terceiros sem qualquer contrato ou aluguel em Caxias do Sul

Num terreno de área verde no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, uma praça com brinquedos, bebedouros, bancos e iluminação se transformou em um estacionamento gratuito. A história é longa e passa por problemas que incomodavam os moradores da Rua Jerônimo Ferreira Porto: como o espaço era pouco utilizado, a praça acabou abandonada e passou a ser frequentada por usuários de drogas. A partir daí, toda a estrutura acabou destruída e, em meados de 2009, foi retirada pela prefeitura. O terreno, então, ficou desocupado e, por alguns anos, serviu de depósito de entulhos da própria prefeitura. Agora, o ponto passou a ser utilizado por clientes de empresas da redondeza, que deixam seus veículos estacionados por tempo indeterminado, sem pagar nada por isso.

Leia mais
Família teme perder casa construída com aval de subprefeitura em Caxias do Sul
Posto de combustíveis opera há quase 40 anos em terreno da prefeitura de Caxias do Sul
Quando a prefeitura não ocupa imóveis em Caxias, degradação e vandalismo são comuns
Estudo técnico da gestão passada apontava irregularidades em mais de 150 áreas públicas de Caxias


Localizado entre as ruas Mário Geraldo Empinoti e Simão Cembrani, o terreno recebeu melhorias como cascalho e sinalizadores de estacionamento e, recebe manutenção de empresas. De acordo com o gerente de um supermercado, o terreno é utilizado espontaneamente por alguns clientes. Por esse motivo, em algum momento, funcionários retiram lixo e deixam o local mais organizado para receber a demanda. Com a justificativa de a rua ser estreita, veículos de carga também estacionam no local para descarregar mercadorias.Apesar disso, moradores e empresários afirmam que esta forma de utilização garante mais segurança. Alexandre Modena, 44 anos, é funcionário de uma empresa ao lado do terreno e conviveu diretamente com todo o problema, desde o abandono da praça até a ocupação do estacionamento.

— Ter essa movimentação de veículos aqui afastou os usuários de drogas e também acabou com o depósito de entulhos, que nos incomodava. Quando tinha a pracinha, eu até me sentia intimidado em levar meu filho ali — conta.

Um morador, que pede para não se identificar e que há 20 anos reside nas proximidades, também concorda que o estacionamento trouxe segurança.

— Antes era complicado circular pela rua. A praça não atraiu pessoas do bairro e acabou sendo destruída. Agora o local está limpo e tem nos deixado mais tranquilos.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConstruções ou intervenções em terrenos são embargadas na Linha 40, em Caxias https://t.co/iLntCcNhrw #pioneirohá 27 segundosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFaça pão de milho romeu e julieta https://t.co/0j5wpnIDKp #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros