Cinco remédios deixam de ser distribuídos em Caxias com o fechamento da Farmácia Popular  - Geral - Pioneiro

Medicamentos06/07/2017 | 14h54Atualizada em 06/07/2017 | 14h58

Cinco remédios deixam de ser distribuídos em Caxias com o fechamento da Farmácia Popular 

Secretaria da Saúde estuda viabilidade de incorporá-los na rede pública, já que unidade própria fecha no sábado 

Cinco remédios deixam de ser distribuídos em Caxias com o fechamento da Farmácia Popular  Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O Ministério da Saúde definiu pelo fechamento do programa da Farmácia Popular com unidades próprias em todo o país e o cronograma prevê que a de Caxias do Sul, localizada na esquina das ruas Bento Gonçalves e Garibaldi, feche neste sábado. A unidade oferece 77 princípios ativos que correspondem a 113 medicações. As informações são da Gaúcha Serra.

Leia mais
Farmácia Popular encerra os serviços em julho, em Caxias do Sul
Vereador pede investigação do Ministério Público sobre morte de idosa, em Caxias

A partir de sábado, mais de 80% destes remédios vão estar disponíveis nas unidades básicas de saúde. Outros oito medicamentos, como para diabetes, hipertensão e asma, poderão ser retirados gratuitamente em 118 farmácias de Caxias conveniadas com o programa federal.

Porém, cinco medicamentos, entre eles antialérgicos e sedativos, não estarão mais nem nos postos e nem nas farmácias conveniadas. A secretaria da saúde estuda a viabilidade de incorporá-los na rede pública.

— Não é só uma questão financeira, é uma questão técnica. Vamos analisar se tem relevância, se contempla a maioria dos problemas de saúde da população — explica Mônica Menegat, coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde.

O governo federal deixará de destinar R$ 150 mil para a manutenção da Farmácia Popular de Caxias e a prefeitura R$ 630 mil, que era a contrapartida. A coordenadora disse que ainda não há a informação de como será utilizada essa verba. Eram atendidos, em média, mais de 5 mil pacientes por mês na Farmácia Popular. 

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros