Pacto municipal busca prevenir a violência contra o idoso em Caxias - Geral - Pioneiro

Ação14/06/2017 | 14h39Atualizada em 14/06/2017 | 14h39

Pacto municipal busca prevenir a violência contra o idoso em Caxias

Documento será assinado na tarde de hoje por 16 órgãos

Será assinado na tarde desta quarta-feira (14) em Caxias do Sul um pacto que tem o objetivo de prevenir a violência contra o idoso no município. O documento será assinado por 16 órgãos, incluindo serviços de atendimento ao idoso - sem e com fins lucrativos - e secretarias municipais. As informações são da Gaúcha Serra

Leia mais: 
São Francisco de Paula inicia obra em escola com verba do Legislativo
Família manteve esquema de tráfico de suspeito preso em Caxias do Sul no ano passado
Confira o que abre e o que fecha na Serra no feriado de Corpus Christi

Conforme a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Franciele Roso, as entidades oferecerão ações complementares ao trabalho que já desenvolvem buscando prevenir a violência contra o idoso em Caxias. Em 2016, o Conselho recebeu 186 denúncias de violência contra idosos na cidade. Na maior parte dos casos, os agressores são os próprios filhos. Os tipos de violência mais comuns são a psicológica, com agressões verbais, e a patrimonial, em que o agressor se apropria do dinheiro do idoso. Franciele relata que os casos mais graves são repassados diretamente ao Ministério Público. Outros casos são atendidos na rede de assistência social.

Entre as ações previstas no pacto, estão grupos de apoio às famílias de idosos vítimas de violência e tardes de encontro entre gerações, em que poderão ser reunidas crianças e adolescentes com idosos, tanto em casas de acolhimento infanto-juvenil quanto em casas de longa permanência de idosos. As ações não envolvem o uso direto de recursos públicos. Cada serviço vai ceder o seu espaço e profissionais para as atividades. O pacto vale por um ano. Franciele explica que a ideia é renovar o acordo a cada ano nesta época, em que, no dia 15 de junho, é celebrado o dia mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Parte das entidades que participam do pacto recebem recursos para projetos via Fundo Municipal do Idoso para uso ao longo do ano. Os recursos arrecadados via destinação de valores do imposto de renda têm diminuído ano a ano e, na semana que vem, o Conselho vai lançar uma campanha buscando aumentar a arrecadação.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comGoleador do Juventude, Tiago Marques está na mira do futebol sul-coreano https://t.co/zHDkHAUkQ1 #pioneirohá 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/fqZ9orytUe #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros