Número de viciados em drogas aumenta mais de 70% em Caxias em cinco anos - Geral - Pioneiro

Dependentes26/06/2017 | 13h34Atualizada em 26/06/2017 | 13h34

Número de viciados em drogas aumenta mais de 70% em Caxias em cinco anos

Cidade já te mais de 400 novos casos de dependentes químicos que pediram ajuda nos primeiros meses de 2017 

Número de viciados em drogas aumenta mais de 70% em Caxias em cinco anos Roni Rigon/Agencia RBS
Maior parte dos atendimentos é no Caps Reviver  Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Os dois Centros de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps) de Caxias do Sul tiveram 434 novos prontuários de pessoas buscando deixar o vício de janeiro a junho deste ano. Em todo o ano passado, foram 800 novos casos. Neste ritmo, o número de dependentes químicos aumentou mais de 70% em cinco anos. Em 2012, eram 7,6 mil cadastrados e, em junho de 2017, são 13,1 mil prontuários ativos, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde. As informações são da Gaúcha Serra.

Leia mais
Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas inicia-se nesta segunda-feira em Caxias

A maior parte é atendida no Caps Reviver, no bairro Cinquentenário, que atendeu 250 novos usuários neste ano. De acordo com Margarete Isoton De David, coordenadora deste centro, o tem chamado atenção nos últimos anos é o aumento de mulheres viciadas. Em 2012, mais de 95% do acolhimento noturno era para homens e hoje o número de mulheres atendidas chega a 40%, inclusive gestantes.

— A gente nota uma diferença no perfil. Além das mulheres, impressiona o número de adolescentes que estão buscando o atendimento mais cedo. Estamos recebendo pacientes com menos tempo de uso e, olhando por este lado, é algo positivo — destaca. 

O Caps Novo Amanhã, no bairro Mariland, atendeu outros 184 novos casos. Os dois centros também contam com leitos para desintoxicação em que os pacientes ficam sob atendimento interno por 14 dias. Em Caxias, são 24 leitos no total, inclusive para adolescentes.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApahand/UCS/Farroupilha estreia na elite do handebol feminino após temporada fora https://t.co/YBFV1xUTGS #pioneirohá 43 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPrefeitura de Caxias aperta o cerco à venda de produtos colonias sem registro https://t.co/UycVpQ8eNp #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros