Neve granular é registrada em São José dos Ausentes nesta sexta - Geral - Pioneiro

Frio09/06/2017 | 16h55Atualizada em 09/06/2017 | 20h52

Neve granular é registrada em São José dos Ausentes nesta sexta

Segundo meteorologistas, fenômeno é um dos estágios da neve

Neve granular é registrada em São José dos Ausentes nesta sexta Alexandre Pereira,Divulgação/Reprodução RBSTV
Foto: Alexandre Pereira,Divulgação / Reprodução RBSTV

Moradores de São José dos Ausentes, na serra gaúcha, relataram ter visto a primeira neve do ano no início da tarde desta sexta-feira (9). Na localidade de Silveira, o fenômeno começou por volta das 12h e seguiu até 13h30min. A Somar Meteorologia analisou um vídeo feito por morador e apontou para uma mistura entre chuva e neve granular. 

— Ocorre quando a temperatura não está baixa suficiente para a neve em maior quantidade. A neve granular é um subtipo, que cai em pequena quantidade, não chega a acumular no chão — diz o meteorologista Celso Oliveira.

Leia mais:
VÍDEO: serra catarinense registra neve nesta sexta-feira
Olha o frio! Veja as temperaturas desta sexta no Rio Grande do Sul

Observando as imagens do vídeo, o meteorologista Fernando Lopes, da Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul, também aponta para a ocorrência de neve.

— É neve em flocos. Não é uma neve que acumula, mas neve rápida. Os flocos chegam a dar uma flutuada no vento, o que caracteriza o fenômeno.

A secretária do Turismo de São José dos Ausentes, Aline Maria Trindade Ramos, diz que a expectativa é de um incremento significativo de turistas na cidade. Segundo ela, a rede hoteleira ainda tem vagas disponíveis para o fim de semana.

Na manhã desta sexta-feira, caiu chuva congelada em diversos pontos de Caxias do Sul. No início da tarde, moradores de Nova Petrópolis também relataram o fenômeno. 

São Joaquim e Urupema, na serra catarinense, registraram neve no começo da tarde desta sexta-feira.

* Rádio Gaúcha e Zero Hora

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comHomem é baleado após suposta briga por demarcação de terra no bairro Cruzeiro, em Caxias https://t.co/R5qPBEHTzI #pioneirohá 1 horaRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comHomem é morto com tiro no peito no bairro Serrano, em Caxias https://t.co/T9lwMOvSA4 #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros