Memória: Sérgio Augustin, Cidadão Caxiense - Geral - Pioneiro

Reconhecimento27/06/2017 | 10h00Atualizada em 27/06/2017 | 10h00

Memória: Sérgio Augustin, Cidadão Caxiense

Sérgio Augustin evidencia-se na história política de Caxias do Sul

Memória: Sérgio Augustin, Cidadão Caxiense Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Sérgio Augustin, nascido em Sarandi (RS), vive o universo jurídico intensamente. Graduou-se em Direito pela UFRGS em 1983, com apenas 20 anos. Seu ingresso no judiciário também foi precoce. A partir de 1988, desempenhou uma expressiva atuação, que resultou sua fixação em definitivo na Comarca de Caxias do Sul. Nos últimos 19 anos, no judiciário caxiense, Augustin destacou-se na direção do Fórum (2003/2004), Vara Criminal e 6ª Vara Civil. Em paralelo, juiz Augustin dedicou especial lições como professor na Universidade de Caxias do Sul. Detentor de uma vasta experiência no cotidiano da magistratura e com doutorado, agregou valores ao curso da UCS, nas disciplinas de Direito Processual Penal e Prática Jurídica. 

Além disso, colaborou na organização de palestras e congressos de temas jurídicos. Respeitado e considerado pelo seu engajamento educativo no Direito, Augustin levou seu conhecimento sublime para os cursos da FSG, Ftec e Universidade Luterana do Brasil. Sérgio Augustin também evidencia-se na história política de Caxias do Sul. Em 2012 foi juiz eleitoral da 16ª Zona. Entre os momento emblemáticos desta atuação, destaca-se a diplomação do prefeito Alceu Barbosa Velho, em 17 de dezembro de 2012, na sede do Legislativo caxiense. No dia 23 passado, Augustin recebeu o título de Cidadão Caxiense, símbolo de reconhecimento pessoal e profissional. A indicação feita pelo vereador Kiko Girardi teve aprovação plena perante os integrantes da câmara. Na sua manifestação, Sérgio Augustin, não deixou-se afetar tão somente pelo deslumbramento e mostrou-se perplexo com a realidade brasileira. 

Sempre defendendo a democracia nos meios de comunicação, reformas na política e tributária, finalizou afirmando que está à disposição para auxiliar nos aprimoramentos sociais.

Trajetória Aplaudida

Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Para quem esteve presente na solenidade que homenageou o juiz aposentado Sérgio Augustin, teve a satisfação de assistir um vídeo que registrou alguns momentos marcantes. A infância aparece coroada com a conquista de um prêmio literário promovido pelo Correio do Povo.

A consciência política está evidente nas manifestação populares de rua e na presidência da juventude do PMDB, em 1986. A saudação de amigos do judiciário, da UCS, Ftec e do governador José Ivo Sartori, entre outros, demonstrou o reconhecimento para um cidadão que dignifica e engrandece a comunidade caxiense na sua função de jurista e educador na ciência do Direito. Esta forte interação com Caxias do Sul, estabelecida por Sérgio Augustin, ficou evidente na própria casa legislativa, onde o presidente Felipe Gremelmaier foi seu aluno na UCS há 17 anos.

Arte de escrever

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A inclinação para escrita surgiu de forma natural na vida de Sérgio Augustin. Embora formado em Direito e atuando como juiz, sempre procurou colaborar na imprensa com artigos elaborados numa linguagem elevada e posicionamentos coerentes. Esta afinidade o levou a cursar Jornalismo na UCS. Atualmente, assina uma coluna na revista Acontece.

Dentre suas publicações científicas, voltadas ao conteúdo jurídico, destaca-se a obra Direito e Marxismo, lançada em 2012, pela editora da UCS. Sérgio Augustin, juntamente com Enzo Bello, Letícia Gonçalves Dias de Lima, Martonio Mont¿Alverne Barreto Lima organizou o volume que abordou ensaios críticos na seara econômica, democracia, constitucionalismo, justiça e meio ambiente. Este trabalho resultou no I Congresso Internacional de Direito e Marxismo. O livro exposto na entrada do Bloco 58 da UCS, traduz parte da rica produção literária de Sérgio Augustin.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória



 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros