Memória: O olhar de Silva sobre a Dante Alighieri - Geral - Pioneiro

Fotografia02/06/2017 | 10h00Atualizada em 02/06/2017 | 10h00

Memória: O olhar de Silva sobre a Dante Alighieri

Através de suas lentes, o lambe-lambe João Alves da Silva tornou-se um dos personagens da histórias caxiense

Nos anos 90, a Praça Dança Alighieri era habitada por eles. Profissionais da imagem, da vida e da eternização, os lambe-lambes, fotógrafos ambulantes, que fizeram parte da história caxiense durante muitos anos, e tornaram-se personagens da memória de quem vive na cidade. Pela praça, ainda pode-se sentir a marca destes que fotografaram histórias de caxienses durante muito tempo. Uma dessas figuras era o lambe-lambe João Alves da Silva. Há exatos 20 anos, na época com 52 anos, Silva já figurava na Dante como fotógrafo há 17 anos. Memória viva das mudanças que ocorreram no período, por seus olhos e suas lentes passaram pessoas comuns — curiosos, falantes, crianças e adultos —, as mudanças da praça, os casais de namorados, as brigas e os assaltos.

Foto: Pioneiro / Reprodução

Da manhã até a noite, Silva permanecia na praça, sempre trabalhando, inclusive nos finais de semana em que não possuía serviços extras, como aniversários, batizados e casamentos.

Entre os fatos mais marcantes dessa trajetória, ele citou, em entrevista ao Pioneiro em junho de 1997, as feiras artesanais com produtos do Ceará, sediadas na praça em meados de 1990. Na época, lembrou ele, chegava a fazer até 300 fotografias em um único final de semana.

Quando começou a trabalhar na praça, Silva pedia permissão aos guardas para fotografar os canteiros. Com o tempo, a Dante tornou-se também sua casa, onde fotografava livremente. Na entrevista de 1997, ele lembra da grande circulação de pessoas na praça, e que, cada vez mais, o movimento diminui, na opinião dele, graças à crise econômica, à violência e a retirada dos camelôs. O fotógrafo lembrou na época dos assaltos que presenciou, e que, na sua observação, a maior parte das mudanças da Dante ocorreram no aspecto humano. 

"A praça era muito mais alegre, mais viva. Hoje parece que as pessoas evitam a praça", disse ele na época ao Pioneiro.

Quanto às reformas físicas, ele citava como principal a troca dos antigos bancos de madeira pelos de cimento. O que mais lamentava era a troca do nome "Rui Barbosa era mais bonito e até mais fácil de pronunciar" e a retirada das roseiras. Por muitos anos, Silva, lambe-lambe caxiense, atuou na praça Dante, deixando sua marca junto com a de vários desses profissionais da eternização.

Históricas e marcantes

Foto: Nereu de Almeida / Agencia RBS

Fatos pitorescos fazem parte das lembranças relatadas pelo fotógrafo. Entre eles, os grupos de mulheres que, nos anos 1980, lavavam as roupas no chafariz e depois espalhavam-nas pelo gramado para secar. Por suas lentes passaram casais de namorados, famílias, crianças, amigos e várias personalidades locais e internacionais, como o ator José Wilker, o jogador Pelé, o ex-governador Pedro Simon, e ex-prefeitos, como Victório Trez. 

Uma história especial para Silva, relatada ao Pioneiro, ocorreu em 1985, quando uma mulher de aproximadamente 25 anos se despiu e atirou-se na fonte. Silva aproveitou para fotografá-la, inclusive quando foi retirada do local pela polícia. Entre essa e outras histórias, encontra-se a história de João Alves da Silva, um dos lambe-lambes mais lembrados da história caxiense.

Por onde anda?

Você tem informações do paradeiro do Seu João? Escreva para bruna.valtrick@pioneiro.com ou entre em contato pelo telefone (54) 3218-1309 e nos ajude a encontrar o antigo lambe-lambe da praça Dante. 



 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comJuiz do DF decide suspender aumento de impostos sobre combustíveis https://t.co/sul8BQCoQy #pioneirohá 4 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCentro de Cultura Ordovás recebe programação especial ao Dia Municipal da Cultura e da Paz em Caxias https://t.co/679y6Qt5g7 #pioneirohá 39 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros