Memória: A história da família de Gaspare Ramella  - Geral - Pioneiro

Encontro14/06/2017 | 16h05Atualizada em 14/06/2017 | 16h05

Memória: A história da família de Gaspare Ramella 

No último dia 21 de maio ocorreu o 1º encontro da Familia Ramella, em Caxias 

O nome da família Ramella é muito frequente no norte ocidental da Itália. O primeiro integrante da família a pisar em solos brasileiros foi Gaspare Ramella. Filho de Giambattista e de Catarina Noci, Gaspare nasceu em 25 de julho de 1834. Em 14 de janeiro de 1857, casou-se com Luizia Cavani, filha de Francesco e Catarina Delmiglimo, resultando no nascimento do filho Carlo, em 15 de julho de 1860. Em 1870, casou-se novamente com Teresa Casali, nascendo o filho Francesco Raffaelle, em 28 de março do mesmo ano. Em janeiro de 1880, casou-se pela terceira vez, com Lucia Cé. O casal teve uma filha chamada Maria Teresa, nascida em 26 de dezembro de 1880. Maria Teresa tornou-se religiosa, adotando o nome de Irmã Bernadette. Gaspare partiu sozinho da Itália rumo ao Brasil em 22 de novembro de 1888, aportou no Rio de Janeiro e rumou ao Rio Grande do Sul, a bordo do navio Rio Negro.

Após, chegam ao Brasil os filhos de Gaspare: Francesco Raffalle e Maria Teresa, juntamente com sua esposa Lúcia Cé. Francesco Raffaelle Ramella, naturalizado como Raphael Ramella no Brasil, casou-se com Rosa Travagliati em 06 de maio de 1893. Desta união, nascem os filhos Henrique e Serafim, que deram origem à família Ramella. Henrique Luiz Ramella, filho de Raphael Ramella, nasceu em 28 de agosto de 1896 em Bento Gonçalves. 

Raphael Ramella, foto de Henrique Luiz Ramella Foto: Acervo família Ramella / Arquivo pessoal

Em 10 de julho de 1915 casou-se com Josephina Guisti. Da união nasceram os filhos Carlos Alberto Délico, Luiza Alpina , Lidovino Antonio, Amália Maria Tereza, Ilza Diles Petronila, Fiorelo José Gaspar, Zenaide Leondina, Genória Valentina Maria, Delmina Maria Lourdes, Adolpho Philomeno Gaspar, André Antonio Valentin, Dorvalina Rosa Thereza e Luiz Salvador. Após o falecimento de Josephina, Henrique casou-se de novo com Aurélia Lucia Bisleri, em 29 de abril de 1937. Da segunda união nasceram os filhos José Nazareno, Josefina Rosa e Antonio João. Dos filhos das duas uniões ainda estão vivos: Adolpho, Genoria, Delmina Maria, Dorvalina, Luiz e Antonio. (Fotos: Acervo pessoal família Ramella)

Encontro de gerações

Foto: Ramella / Divulgação

No último dia 21 de maio ocorreu o 1º encontro da Familia Ramella, em Caxias. O evento contou com a participação de 94 membros vindos de diferentes lugares. A programação contou com Missa na Igreja, com homenagens aos parentes já falecidos. Após, houve almoço no clube da família. A idealizadora do encontro foi Josemari Ramella, responsável por reunir parentes desconhecidos de diferentes lugares, além de proporcionar o primeiro encontro oficial da família. 

Fonte

As informações desta coluna foram uma contribuição de Josemari Ramella

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros