Manifestantes pedem melhorias em UBSs da Zona Norte de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Caos na saúde30/06/2017 | 07h47Atualizada em 30/06/2017 | 11h22

Manifestantes pedem melhorias em UBSs da Zona Norte de Caxias do Sul

Atendimentos estão suspensos nas unidades do Belo Horizonte, Santa Fé e Vila Ipê na manhã desta sexta-feira

Manifestantes pedem melhorias em UBSs da Zona Norte de Caxias do Sul Raquel Fronza / Agência RBS/Agência RBS
Dezenas de pessoas trancaram a UBS do Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira Foto: Raquel Fronza / Agência RBS / Agência RBS
Pioneiro
Pioneiro

Moradores, presidentes de bairros e servidores de unidades básicas de saúde (UBSs) aproveitaram a sexta-feira de protestos contra as reformas do governo para chamar a atenção às necessidades da saúde pública em Caxias do Sul. Desde o início da manhã, dezenas de pessoas estão reunidas em frente aos postos de saúde dos bairros Belo Horizonte, Santa Fé e Vila Ipê para reivindicar o resgate do Sistema Único de Saúde (SUS), mais médicos e mais especialistas. 

Leia mais
Ônibus do transporte coletivo circularam normalmente nesta sexta-feira, em Caxias

— Nós queremos reivindicar, além de consultas, também medicamentos e, aqui nesta UBS, ginecologista e pediatra — explica Elisângela da Silva Ribas, presidente do bairro Alto da Maestra, que estava na UBS do Belo Horizonte.

Representantes dos servidores municipais também pedem melhorias nas condições de trabalho.

— Sabemos que o dia é da greve geral, mas a população, visando melhorias no sistema SUS aproveitou o momento e quis fazer um protesto local — disse o servidor Daniel Brando. 

A expectativa é de que os atendimento permaneçam suspensos durante todo o dia nas três UBSs. O presidente do bairro Cânyon, Marciano da Silva, reclama que a luta dos moradores por uma UBS mais equipada e com mais servidores ultrapassa quatro anos. 

— E sempre solicitamos dentista, psiquiatra, auxiliar de enfermagem, outros especialistas. Por isso, vamos abrir a UBS só na segunda-feira, para chamar a atenção das autoridades — afirma.

O presidente diz que as UBSs foram comunicadas na quinta-feira sobre a paralisação e que os atendimentos teriam sido desmarcados.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comHomem sofre fratura nas duas pernas em empresa de Caxias do Sul https://t.co/NlRqVeBNVa #pioneirohá 9 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEstacionamento na Avenida Rio Branco volta a operar em Caxias https://t.co/s6RxA2Xnx1 #pioneirohá 10 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros