Frei Jaime: as diferenças podem ser encantadoras, quando se consegue ver além - Geral - Pioneiro

Opinião01/06/2017 | 08h39Atualizada em 01/06/2017 | 08h39

Frei Jaime: as diferenças podem ser encantadoras, quando se consegue ver além

A convivência humana é fonte de muitas alegrias, mas também o maior de todos os desafios

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Amanhece o primeiro dia do mês de junho, um mês de muitas celebrações e festividades. Que não falte a alegria na conjugação dos dias. Estamos nos encaminhando para a metade do ano de 2017. Quantas realizações já aconteceram. Gratidão no coração. Que o Sagrado Coração de Jesus inspire um jeito novo de viver.

"As diferenças podem ser encantadoras, quando se consegue ver além."

Leia mais
Ciro Fabres: a sofrência 
Iotti: as polêmicas do governo de Daniel Guerra
Francisco Michielin: Meu vizinho hipocondríaco 
Frei Jaime: deixe para trás o que não te leva para frente

A convivência humana é fonte de muitas alegrias, mas também o maior de todos os desafios. Cada um é um. Isso é uma riqueza extraordinária. Estar lado a lado com pessoas diferentes é um contínuo aprendizado. Para viver harmoniosamente é importante aceitar as diferenças e tentar acolher e conviver com as qualidades que cada um carrega consigo. Que pena que o positivo é deixado no esquecimento e são evidenciadas excessivamente as falhas. Poucos se dão conta que é próprio do humano ter limitações.

A maioria tem facilidade de ver os defeitos dos outros e muita dificuldade de fazer uma autoavaliação. Somente um coração simples e humilde reconhece e compreende seus limites. Para transformar as diferenças em encantos é preciso ver além, isto é, não estacionar nas falhas e nos erros. É um ato de inteligência saber conviver com todos, não perdendo de vista o essencial: a dignidade que cada pessoa carrega consigo. Quantos se desgastam e provam a infelicidade simplesmente por não se esforçarem em viver com alegria, apesar das diferenças.

A tolerância tem diminuído. Tomara que seja um engano, mas praticamente em todos os lugares os conflitos estão se evidenciando demasiadamente. Para aceitar as diferenças, o caminho é simples: não gastar muito tempo olhando para os defeitos dos outros. Um tempo bem aproveitado é aquele que cada um utiliza para tornar-se uma pessoa melhor. Por causa das diferenças, a vida é realmente encantadora.

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Ale Amorin participa de Exposição Vinte e Cinco Vezes Duchamp, em Porto Alegre https://t.co/xgGSEULYuv #pioneirohá 9 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConhece O Lenheiro? Desafiada pelo Pioneiro, agência caxiense fez comerciante de lenhas bombar no Facebook https://t.co/188itomY49 #pionei…há 9 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros