Sandra Randon cancela reunião sobre Festa da Uva na Câmara de Caxias: "Desnecessária" - Geral - Pioneiro

Não vai ter encontro16/05/2017 | 11h16Atualizada em 16/05/2017 | 11h25

Sandra Randon cancela reunião sobre Festa da Uva na Câmara de Caxias: "Desnecessária"

Debate estava marcado para as 14h desta terça-feira e detalharia os motivos do adiamento da festa para 2019

Sandra Randon cancela reunião sobre Festa da Uva na Câmara de Caxias: "Desnecessária" Luiz Chaves/Divulgação
O principal motivo do adiamento da Festa da Uva para 2019 é a falta de recursos públicos Foto: Luiz Chaves / Divulgação

A presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva de Caxias do Sul, Sandra Randon, cancelou uma reunião em que debateria o adiamento do evento com os vereadores da cidade. Em ofício encaminhado para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara, Sandra afirmou que o encontro — que ocorreria às 14h desta terça — é desnecessário.

"Considerando o amplo debate já feito e os constantes contatos dos últimos meses com lideranças da comunidade que acompanham de perto o andamento da Festa da Uva, e reiterado ao telefone a vossa Senhoria, entendo que a reunião tornou-se desnecessária diante do fato consumado do adiamento para 2019", disse Sandra Randon ao presidente da comissão, vereador Gustavo Toigo (PDT).

Leia mais:
Adiada, Festa da Uva já tinha duas pré-candidatas a rainha
Festa da Uva de Caxias do Sul é adiada para 2019
Adiamento serve como reflexão sobre o que se quer para Caxias

Ela ressaltou também que "gostaria imensamente de continuar contando com a experiência e a preciosa contribuição dos senhores (vereadores) para que possamos realizar uma Festa da Uva ainda mais importante e num momento econômico mais propício, a partir da concretização da proposta já exposta que visa reduzir a necessidade de recursos públicos numa hora de tantas necessidades básicas a serem atendidas".

Toigo lamentou a desistência do encontro e comentou que "a reunião seria um espaço importante para que todos os esclarecimentos à comunidade fossem feitos, já que ainda não houve oportunidade para esse intermeio com o Legislativo e, consequentemente, com todos os caxienses". O Pioneiro entrou em contato com Sandra Randon e com a assessoria da prefeitura, mas ainda não obteve um retorno.

A Festa da Uva de Caxias do Sul quebrou uma tradição de mais de duas décadas com a transferência para 2019, interrompendo a sequência de realização a cada dois anos. A decisão foi tomada por integrantes do Conselho Consultivo no começo do mês de maio.

O principal motivo do adiamento é a falta de recursos públicos: em fevereiro deste ano, o prefeito Daniel Guerra (PRB) confirmou que não iria manter o patrocínio direto à Festa da Uva. Na última edição, em 2016, o Executivo repassou R$ 3,9 milhões para a organização — o gasto total com o evento foi de R$ 16,8 milhões, dinheiro também obtido com patrocinadores, aluguel de espaços e bilheteria.

O novo formato propõe a abertura das inscrições para o concurso das soberanas de 16 de outubro a 16 de dezembro deste ano. A nova corte será definida em 19 de maio de 2018, alterando o tradicional período de escolha, que sempre ocorria em setembro. Além disso, a nova proposta prevê atividades nos pavilhões para celebrar a colheita, entre janeiro e março de 2018. A ideia é atrair entidades e comunidades do interior para valorizar a cultura e a gastronomia típica de Caxias. O pré-concurso ocorreria durante a colheita da uva.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil conclui que comerciante foi morta em discussão sobre troco de cerveja em Caxias do Sul https://t.co/Q7gYdIVYWX #pioneirohá 3 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Queremos sonhar um pouco mais alto", diz presidente do Juventude após manter Tiago Marques no Jaconi https://t.co/U2tj5MNfoH #pioneirohá 3 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros