Memória: o Santuário de Caravaggio na História  - Geral - Pioneiro

Religiosidade09/05/2017 | 10h00Atualizada em 09/05/2017 | 10h00

Memória: o Santuário de Caravaggio na História 

Tradicionalmente, percebe-se grande fluxo de católicos que saem de Caxias do Sul e Bento Gonçalves e Farroupilha

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado no município de Farroupilha, representa um  rico patrimônio da religiosidade católica e memoráveis nuances históricas.

Peregrinação na Romaria de 1977 Foto: Osny Freitas de Oliveira. / Agencia RBS

Em 1925, quando era celebrado o 50º da Imigração Italiana, o documentário La cooperazione degli italiani al progresso civile ed econômico del Rio Grande del Sud, o capítulo da espiritualidade reconhecia o local pela sua magia de receber inúmeros devotos de Nossa Senhora de Caravaggio. Uma imagem da capela antiga está publicada no livro escrito em idioma italiano. Este prédio permanece preservado, integrando o complexo da nova igreja,  salão paroquial e confessionário.

Foto da Capela em maio de 1986 Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

No decorrer dos tempos, houve uma forte  evolução na programação das missas. Uma rádio,  inaugurada pelo Bispo Dom Benedito Zorzi, aproximou a comunidade católica das mensagens cristãs. O ponto alto de todas as atividades acontece em 26 de maio, quando milhares de peregrinos, em grupos de amigos e familiares empreendem longas caminhas para louvar Maria Santíssima.

Tradicionalmente, percebe-se grande fluxo de católicos que saem de Caxias do Sul e Bento Gonçalves e Farroupilha. Conforme imagem, o fotógrafo Osny Freitas de Oliveira registrou o trecho usado pelos farroupilhenses, em maio de 1977.

Uma caminhada prazerosa

Romaria possui o caráter de reunir amigos e familiares em oração e louvores à Santa.    Foto: Osny Freitas de Oliveira / Agencia RBS

A caminha entre Caxias do Sul e Farroupilha, pela chamada estrada velha, encanta pela beleza bucólica da paisagem rural. No trecho é possível apreciar plátanos amarelados, parreiras desfolhados e pequenas capelas.

Atualmente, os municípios disponibilizam  serviços de ambulatório, segurança e distribuição de água.  Lixeiras extras são colocadas para que os copinhos não sejam jogados no meio ambiente.

Na imagem histórica de 1977, percebe-se um servidor da Brigada Militar atento à segurança dos peregrinos.

Caravaggio em Livro de Guálter Pasa

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O Santuário de Caravaggio possui inúmeros relatos de graças alcançadas.  Além dessa característica, Caravaggio inspira outros públicos interessados pelo seu encantamento religioso.  Em 2004, o cineasta Fabio Barreto produziu o filme Nossa Senhora de Caravaggio, tendo com atores principais Luciano Szafir e Cristiane Oliveira.

Na literatura, destaca-se o livro Padre Theodoro Portolan, escrito pelo advogado Guálter Pasa, em 2013. Nascido  nas imediações do santuário, Pasa, 79 anos, descreve os esforço do padre Portolan em aprimorar o núcleo urbano e a luta na construção da majestosa igreja.

Entres os aspecto de infra-estrutura, consta a instalação da rede elétrica, estradas, casa de retiros, o hotel Brunetta, o Instituto Santa Maria Goretti, Rádio Mirian. Na resenha cronológica, Pasa relata e enfatiza  os principais fatos do desenvolvimento. Guálter Pasa, residindo em Caxias do Sul,  nunca foi a pé ao santuário, mas se redimiu ao escrever uma consistente obra histórica.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória



 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPrefeitura afirma que vai manter policiamento comunitário caso Estado não assuma programa https://t.co/eaYdroP6TF #pioneirohá 5 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAtacante Yago é apresentado pelo Juventude e pode estrear sexta https://t.co/zKXvws80y4 #pioneirohá 7 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros