Memória: memorável Vinícola Antunes - Geral - Pioneiro

Vinicultura18/05/2017 | 14h29Atualizada em 18/05/2017 | 14h29

Memória: memorável Vinícola Antunes

"A empresa elaborava uma variedade de licores, vinhos e conhaques que encantavam os diversos paladares de consumidores"

Memória: memorável Vinícola Antunes Geremia/Divulagção
Foto: Geremia / Divulagção

Historicamente, Caxias do Sul é reconhecida pela sua dinâmica empreendedora e uma forte economia em diversos segmentos. Nos primórdios da imigração italiana, a indústria têxtil, madeireira e vinícola impulsionaram o desenvolvimento no município.

A Vinícola Antunes, fundada em 1865, com sede em Porto Alegre, percebeu a promissora vocação industrial de Caxias do Sul e decidiu instalar uma unidade produtiva em 1910. Com o investimento vultoso, o ciclo do vinho recebeu uma contribuição empresarial que agregou qualidade na produção caxiense.

Leia mais
Memória: 50 anos do campo de Nossa Senhora do Rosário
Memória: o Santuário de Caravaggio na História 

Na década de 1930, sob a administração de Armando Luiz Antunes, os produtos da vinícola conquistaram o mercado nacional. A empresa elaborava uma variedade de licores, vinhos e conhaques da marca Imperial que encantavam os diversos paladares de consumidores. O espanhol Juan Albanel (in memoriam), representante da Antunes, certa vez lembrou dos vultosos lotes de vinagre vendidos para o mercado paulista. Em Galópolis, na década de 1950, Frederico Tisott, abriu uma loja para comercializar os produtos da Antunes. Os turistas que passavam pela BR-116 reconheciam a fama.

Na imagem, percebe-se o primeiro prédio da vinícola na década de 1920. A paisagem emblemática exibe um período nostálgico, onde a recepção de uvas e o transporte do vinho em barris de madeira era conduzido por carroças puxadas por cavalos. Na fachada do prédio, estava grafado Adega S. Luiz, numa arquitetura sofisticada, adornada por belos janelões.

A imagem encontra-se no acervo de Maria de Lurdes Rech, pesquisadora envolvida no resgate da história de Flores da Cunha. 

Seção de prensas

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A firma Luiz Antunes & Cia, de origem portuguesa, sediada em Porto Alegre, realizou uma pioneira exportação de vinho em 1873. A capacidade mercadológica deste fato demonstra que sua organização estava alinhada com a qualidade do produto brasileiro. Conforme o livro Subsídios para a História da Uva e do Vinho, escrito por Jimmy Rodrigues em 1972, a Vinícola Antunes investiu na produção própria de uvas, cultivando viníferas de alta qualidade, sendo introdutora da variedade Seibel. 

Geração de empregos

Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

A Vinícola Antunes exerceu uma função social relevante na história de Caxias do Sul. Além produzir uma linha conceitual de produtos no mercado nacional, proporcionou uma geração de empregos. Na década de 1940, o quadro funcional contabilizava cerca de 120 colaboradores. Na imagem de maio de 1939, percebe-se uma celebração ao Dia do Trabalho, cuja mesa do almoço foi montada em meio às gigantes pipas de vinho. Nesta vinícola, os empregados recebiam habitação confortável e educação para os filhos.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTerça-feira terá temperaturas de verão na Serra https://t.co/poY5da6SQ4 #pioneirohá 3 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTitulares do Juventude passam por exames e são dúvidas para partida contra o América-MG https://t.co/PabigxsSjD #pioneirohá 27 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros