Memória: há 100 anos... - Geral - Pioneiro

Centenário12/05/2017 | 10h40Atualizada em 12/05/2017 | 10h43

Memória: há 100 anos...

... iniciava a história de Nossa Senhora de Fátima

Memória: há 100 anos... acervo de Jandira Michelon/divulgação
Foto: acervo de Jandira Michelon / divulgação

Neste sábado, 13 de maio, comemoram-se os 100 anos desde a primeira aparição da Nossa Senhora de Fátima, em 1917, testemunhada por três crianças videntes, na freguesia de Fátima, em Portugal. Em 24 de janeiro de 1954, Caxias do Sul e Garibaldi serviram de rota para centenas de fiéis de Nossa Senhora de Fátima. 

Há 62 anos, a grande manifestação de fé teve motivação extra: a coroação de uma imagem da santa, vinda diretamente de Portugal. De Caxias, a estátua foi levada até uma ermida construída especialmente para ela em Garibaldi, onde permanece até hoje.

Conforme relatos do Pioneiro de 30 de janeiro de 1954, a procissão motorizada saiu da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco. Após a passagem pela Praça Dante Alighieri (conforme foto ao lado), à época ainda chamada de Rui Barbosa, o cortejo seguiu rumo a Garibaldi. 

Ao chegar na cidade vizinha a imagem de Nossa Senhora de Fátima "foi colocada em um andor e acompanhada pelo grande séquito de veículos e por incontável multidão". Em seguida, uma missa foi celebrada para abençoar a santa.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros