Em dia chuvoso, 6,3 mil pessoas buscam vacina da gripe em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vacinação13/05/2017 | 20h15

Em dia chuvoso, 6,3 mil pessoas buscam vacina da gripe em Caxias do Sul

Meta é imunizar 124 mil pessoas em Caxias do Sul

Em dia chuvoso, 6,3 mil pessoas buscam vacina da gripe em Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
A Campanha de Vacinação segue até 26 de maio. Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Balanço Parcial da Vigilância Epidemiológica indica que 6.353 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Caxias do Sul neste sábado, Dia D da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza. As 47 Unidades Básicas de Saúde ficaram abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para acolher a população-alvo da Campanha, que saiu de casa em busca de prevenção. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Inez Bertelli, o movimento na UBS¿s ficou abaixo do esperado.

—  Acredito que o mau tempo tenha dificultado um pouco o deslocamento das pessoas, bem como o fato de o Dia D ter coincidido com o fim de semana do Dia das Mães, quando muitas famílias viajam — observa.

A Campanha de Vacinação segue até 26 de maio. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe nos grupos prioritários para a vacinação: pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica).

A estimativa da Vigilância Epidemiológica é imunizar 124 mil pessoas no município, o que representa 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não são considerados os doentes crônicos e os professores). O último levantamento, feito no dia 8 deste mês, apontava cobertura vacinal de 45,07% do público-alvo.

A vacina

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e de suas complicações.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comUnião De Zorzi é campeão do Municipal de Futebol Amador de Caxias do Sul https://t.co/oEKkfbZs8v #pioneirohá 5 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comhttps://t.co/5yA7rFuOab https://t.co/sadDNhifRj #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros