Atendimento padrão 'tartaruga' é investigado no Postão 24 horas, em Caxias - Geral - Pioneiro

SUS08/05/2017 | 07h50Atualizada em 08/05/2017 | 07h50

Atendimento padrão 'tartaruga' é investigado no Postão 24 horas, em Caxias

Há denúncias de que alguns médicos atendem a um paciente a cada hora de trabalho

Atendimento padrão 'tartaruga' é investigado no Postão 24 horas, em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Além da falta de médicos nas UBSs e no CES, a população de Caxias do Sul têm que conviver com o atendimento padrão "tartaruga" em alguns turnos no Postão 24 horas. Há denúncias de que alguns médicos atendem a um paciente a cada hora de trabalho, o que explicaria, em parte, as longas horas de espera por uma consulta de urgência. As reclamações dos usuários chegaram por meio dos sistemas de ouvidoria da prefeitura. Assim que soube da situação, o prefeito Daniel Guerra determinou a abertura de uma sindicância para apurar as denúncias.

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Segundo o secretário municipal da Saúde, Fernando Vivan, o prefeito solicitou a produtividade dos médicos e não permitirá que exista lentidão no atendimento com prejuízo à população por inconformidade de algum médico.

Vivan diz que também recebeu ligações de vereadores que estavam sendo cobrados por suas comunidades sobre o problema relatado na Ouvidoria e que alguns desses fatos se mostraram verdadeiros.

—Vou dar um exemplo: um médico atende 20, 30 pacientes em um turno de plantão e outro atende dois ou três. Isso é uma coisa gritante. Não precisa nem ir muito a fundo para ver que alguma coisa está errada. Nessa situação é que o prefeito quer que a gente apure — diz o secretário.

Por solicitação do prefeito, a secretaria iniciou o levantamento do número de atendimentos de cada médico que atua no Postão 24 horas. Ainda não há prazo para a conclusão da sindicância.

 
 

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