Teleagendamento de consultas em UBSs de Caxias não funciona plenamente - Geral - Pioneiro

Por telefone19/04/2017 | 08h40Atualizada em 19/04/2017 | 09h17

Teleagendamento de consultas em UBSs de Caxias não funciona plenamente

A prefeitura reconhece o problema

Teleagendamento de consultas em UBSs de Caxias não funciona plenamente Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Aprovada em 2011, a Lei Municipal 7.362, que estabelece o agendamento de consultas por telefone para gestantes, pessoas com doenças crônicas ou idosas, ainda não é colocada em prática em todas as UBSs de Caxias do Sul. Caso estivesse em funcionamento pleno, 32,5% dos pacientes entrevistados pelo Pioneiro (todos com mais de 60 anos) não precisariam se expor tantas horas em filas, sujeitando-se ao amanhecer muitas vezes gelado da região, ou se arriscando na insegurança de ruas escuras e vazias ainda cedo. 

Leia também:
Atendimento médico nas UBSs de Caxias agrada a 83% dos entrevistados

— Para mim, nunca adiantou essa lei. Eu acho que idoso tinha de ter uma fila separada para idosos, então. A gente liga na UBS e ninguém atende ou está ocupado. O pessoal de lá já me disse que precisa insistir no telefonema — relata o artesão Orli Cardoso, 64 anos, do Mariani.

O artesão Orli Cardoso sugere que idosos tenham fila especial na UBS Foto: Roni Rigon / Agencia RBS


A prefeitura reconhece o problema, mas não adianta quais medidas tomará para resolvê-lo. Ainda em 2012, o Pioneiro mostrou que havia a intenção de reforçar o número de linhas telefônicas em UBSs.

— As UBSs têm uma linha telefônica para uso externo e que serve para várias situações. Então, acaba realmente sobrecarregando o telefone. Vamos analisar e propor alguma melhoria quanto a isto — afirma a coordenadora da Atenção Básica em Caxias do Sul, Maria Elenir de Oliveira Anselmo.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPedro Guerra: prazo de validade https://t.co/6cIY9zmXw9 #pioneirohá 20 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAutores de duplo homicídio em briga em São José dos Ausentes são presos pela Brigada Militar https://t.co/ioaW79lrFt #pioneirohá 55 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros