Saiba como serão as celebrações da Sexta-Feira Santa na Serra - Geral - Pioneiro

Religião13/04/2017 | 07h48Atualizada em 13/04/2017 | 07h48

Saiba como serão as celebrações da Sexta-Feira Santa na Serra

Em Caxias do Sul, um dos destaques é a procissão com a imagem do Cristo Morto na Catedral Diocesana

Saiba como serão as celebrações da Sexta-Feira Santa na Serra Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A celebração da Sexta-Feira Santa deve mobilizar milhares de fiéis na Serra amanhã. Movimentos da Igreja Católica prepararam encenações e procissões para lembrar a crucificação e morte de Jesus Cristo. Em Caxias do Sul, haverá encontros em pelo menos 23 das 29 paróquias do município.

Leia mais:
Saiba o que abre e o que fecha neste feriado santo em Caxias
Polvos de crochê ajudam a acolher recém-nascidos na UTI neonatal do HG, em Caxias

Pela manhã, os pavilhões da Festa da Uva recebem a tradicional Via-Sacra. Trinta jovens de diferentes grupos preparam a apresentação, dividida em 14 estações que lembram a caminhada de Jesus carregando a cruz desde o pretório de Pilatos até a crucificação e morte no monte Calvário. A encenação começa às 9h, na base da escadaria do Monumento Jesus Terceiro Milênio. O acesso é feito pelos portões principal e 6, na descida pela Rua Ludovico Cavinato. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

A Catedral Diocesana também terá atividades durante o dia. A programação se inicia às 9h com a Via-Sacra dentro da igreja. Às 10h, estão programadas as confissões. Para a tarde, a principal atividade será a celebração da Paixão, às 14h. Após, haverá uma procissão com a imagem do Cristo Morto. Os fiéis saem da Catedral Santa Teresa e seguem até a Rua do Guia Lopes, onde há o encontro com a procissão de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, o público retorna à catedral pela Rua Sinimbu. As celebrações são finalizadas com a benção do bispo dom Alessandro Ruffinoni. 

A Paróquia Menino Deus, no bairro Serrano, é uma das mais mobilizadas entre as comunidades caxienses. Mais de 50 pessoas se reúnem há cerca de um mês para fazer bonito na encenação, que percorrerá cinco quadras até a Igreja Matriz do bairro. A Via-Sacra terá início às 14h30min.

— Em situações como estas que estamos vivendo, de crise, as pessoas se unem e há um sentimento de solidariedade. São pessoas que participam com amor — reforça o padre Roberto Carlos Fávero.

Cidades da região também programam atividades para o dia santo. Carlos Barbosa, por exemplo, espera reunir mais de 8 mil fiéis na tradicional procissão até o Morro do Calvário. Confira abaixo os horários das principais celebrações da Serra.

PROGRAME-SE

Confira as principais celebrações de hoje em Caxias do Sul:

Pavilhões da Festa da Uva
9h: Via-Sacra na base da escadaria do Monumento Jesus Terceiro Milênio. Em caso de chuva, será cancelada.


Catedral Diocesana
9h: Via-Sacra
10h: confissões
14h: Celebração da Paixão

Paróquia Imaculada Conceição (Capuchinhos)
7h30min, 09h, 10h30min, 13h30min e 18h: confissões comunitárias

Paróquia Menino Deus (bairro Serrano)
14h30min: procissão da Via-Sacra. A saída será em frente ao Mercador, na Avenida Serrano.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes 
9h: Via-Sacra e leitura da Paixão.
15h: procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores. A saída será na Igreja do Santo Sepulcro.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (bairro Cruzeiro)
18h: Celebração da Paixão e procissão na igreja matriz. 

Paróquia Santa Catarina
9h: Celebração da Via-Sacra na Igreja Matriz e na comunidade de Santa Lúcia. Após, haverá confissão até o meio-dia.
18h: Celebração da Paixão de Cristo na Igreja Matriz.
18h: procissão na comunidade Santa Terezinha, bairro Tijuca.

Paróquia Santa Fé
9h: confissões na Igreja Matriz.
15h: liturgia da Paixão na comunidade Santa Rita e Vila Maestra.
16h30min: celebração na comunidade Nossa Senhora do Pedancino.

Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
8h: Via-Sacra na Igreja Matriz.
10h: celebração penitencial na Igreja Matriz.
15h: Via-Sacra na comunidade São Roque, com procissão.
18h: celebração da Paixão na Igreja Matriz.

 Paróquia São Pelegrino
7h30min: confissões
9h: Via-Sacra
17h: celebração da Paixão e morte de Jesus

Paróquia São Pio X
8h: reinício da adoração
9h: Via-Sacra e confissões
14h: liturgia da Paixão e procissão junto à Catedral.

Lava-pés
O tradicional ritual de Lava-pés, que ocorre na Quinta-Feira Santa, ocorrerá na missa das 20h de hoje na Catedral Diocesana. 

NA REGIÃO

BENTO GONÇALVES
A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves inicia a programação da Sexta-feira Santa às 7h, com as confissões. Às 9h, está marcada a Via-Sacra no Santuário. A 40ª Romaria à Cruz do Salgado começa às 18h. Haverá bênção de ervas medicinais e encenações da vida, paixão e morte de Jesus. A concentração ocorre em frente à Igreja São Pedro, seguindo em procissão ao Morro da Cruz.  A Paróquia Cristo Rei terá celebrações de vigília e adoração a partir das 8h30min. A Celebração da Paixão do Senhor será às 15h, na Igreja Matriz. 

CARLOS BARBOSA
Cerca de 350 pessoas, entre figurantes e atores, estarão envolvidas na tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo, amanhã em Carlos Barbosa. Às 15h30min, haverá celebração na Paróquia Mãe de Deus. Em seguida, o cortejo percorrerá cerca de 2,5 quilômetros até o Morro do Calvário. A expectativa é que mais de 8 mil pessoas participem das celebrações.

FARROUPILHA
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, terá celebração da paixão de Cristo às 15h. No mesmo horário, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus inicia a Via-Sacra com procissão da Igreja Matriz até o bairro São Luiz. A Paróquia Jesus Ressuscitado terá procissão luminosa pelas ruas da comunidade São Vicente Mártir, bairro Nova Vicenza, às 19h30min. A saída será em frente à igreja.

FLORES DA CUNHA 
Em Flores da Cunha, os fiéis podem participar da celebração da Via-Sacra, às 9h, na Igreja Matriz. Uma encenação está marcada para as 18h, em frente à mesma igreja. No domingo de Páscoa, as celebrações ocorrem às 7h30min, às 9h e às 18h.

SÃO MARCOS
Mais 5 mil pessoas são esperadas na procissão do Monte Calvário em São Marcos amanhã. A novidade neste ano, segundo a paróquia, é encenação feita por jovens dos movimentos católicos do município. Cerca de 50 pessoas estão envolvidas na celebração, que começa às 15h na Igreja Matriz e depois segue até o Calvário. Durante a manhã, os padres estarão à disposição dos fiéis para confissões das 7h30min às 11h, tanto na Igreja Matriz quanto no Calvário.

VACARIA
A Catedral Nossa Senhora da Oliveira terá Via-Sacra às 9h. Às 15h, os fiéis podem participar da celebração da Paixão. A programação se encerra às 19h com a procissão no entorno da Praça Daltro Filho. Haverá a participação das três paróquias do município.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros