Quase 40 médicos servidores do município de Caxias pediram exoneração em 2017 - Geral - Pioneiro

Saúde Pública11/04/2017 | 14h27Atualizada em 11/04/2017 | 15h55

Quase 40 médicos servidores do município de Caxias pediram exoneração em 2017

Maior número é em março, com 21 pedidos 

Quase 40 médicos servidores do município de Caxias pediram exoneração em 2017 Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Em assembleia na segunda-feira, médicos aprovaram paralisação a partir da próxima segunda-feira. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, greve pode ser suspensa Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Entre janeiro e abril, 39 médicos servidores do município de Caxias do Sul pediram exoneração. Os dados são da secretaria de Recursos Humanos e Logística de Caxias. As informações são da Gaúcha Serra.

Conforme o balanço da secretaria, foram nove pedidos em janeiro, sete em fevereiro, 21 em março e dois neste mês de abril. Desde o início de março, o município está exigindo que todos os médicos servidores cumpram a carga horária. Até o final do ano passado, havia um acordo que permitia que médicos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Centro de Especialidades poderiam atender por cotas. O município propôs que médicos poderiam optar em ter a carga horária reduzida.

Os médicos servidores fizeram duas paralisações em março, uma de três dias e outra de cinco dias. Agora, o impasse entre médicos e prefeitura está focado na negociação salarial. A prefeitura propôs o pagamento de uma gratificação aos médicos relacionada à qualidade de produtividade. Os médicos, por meio do Sindicato dos Médicos, aceitam o valor proposto pelo município com as gratificações, mas sem estar relacionado à qualidade e à produtividade.

Na segunda-feira, a categoria aprovarou em assembleia a realização de uma paralisação por tempo indeterminado a partir do próximo dia 17. Nesta terça-feira, o presidente do sindicato, Marlonei dos Santos, afirmou que a suspensão da nova greve só depende do prefeito Daniel Guerra.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros