Nova adutora do Marrecas, em Caxias, deve ficar pronta em dezembro - Geral - Pioneiro

Abastecimento18/04/2017 | 16h59Atualizada em 18/04/2017 | 16h59

Nova adutora do Marrecas, em Caxias, deve ficar pronta em dezembro

Estrutura distribuirá água para bairros da zona norte, podendo atender até 290 mil consumidores

Nova adutora do Marrecas, em Caxias, deve ficar pronta em dezembro Juan Barbosa/Agencia RBS
Foto: Juan Barbosa / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A implantação da nova adutora do Marrecas, que irá abastecer a zona norte de Caxias do Sul, começa a sair do papel. Nesta semana, a prefeitura e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) assinaram a ordem de início das obras, que têm previsão de entrega para dezembro deste ano. 

Leia mais:
Intervenção do Ministério Público do Trabalho pode encerrar a greve dos médicos em Caxias
Correios suspendem fechamento de quatro agências em Caxias e Gramado 

Chamada de adutora Marrecas Rota do Sol, a tubulação terá 8,2 quilômetros e vai custar em torno de R$ 11 milhões, incluindo os gastos com execução e materiais. Com ela, será feito o transporte da água tratada do sistema Marrecas, desde o centro de reservação da Mundial até o bairro Nossa Senhora da Saúde, atendendo áreas que apresentam problemas de interrupções temporárias no abastecimento e outras localidades que atualmente necessitam de bombeamento.

Com trabalhos divididos em dois lotes, a adutora deve atender a nove bairros (veja quadro), além de, futuramente, ter capacidade de atender a quase 290 mil pessoas. Atualmente, o Marrecas abastece a cerca de 70 mil consumidores da região nordeste do município.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Gerson Panarotto, a ampliação foi definida para acompanhar o crescimento populacional da cidade. 

— Com a obra, vamos conseguir aliviar a demanda do sistema Maestra, que já opera acima do limite. Dessa forma, vai sobrar água nesta mesma barragem para atender mais bairros da região noroeste e parte do oeste, que são pontos de Caxias que estão crescendo com o surgimento de novos loteamentos — explica ele.

A nova adutora alimentará as demais tubulações, que integram obras relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), 3ª etapa. A ampliação vai começar no entroncamento da Rota do Sol com a BR-116. Em seguida, vai passar pelas regiões de São Ciro II, Nossa Senhora do Rosário, Parque Oásis, Santa Fé, Pioneiro e Fátima. O término da tubulação será no bairro Nossa Senhora da Saúde.

BAIRROS BENEFICIADOS PELO MARRECAS
- Nossa Senhora de Fátima
- Belo Horizonte
- Santa Fé
- Nossa Senhora do Rosário
- Pioneiro
- Centenário
- Nossa Senhora da Saúde
- Moinhos de Vento e arredores

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros