Memória: referência gastronômica na Churrascaria Imperador - Geral - Pioneiro

Tradição10/04/2017 | 10h00Atualizada em 10/04/2017 | 10h00

Memória: referência gastronômica na Churrascaria Imperador

A tradição gaúcha marca a história de um dos principais estabelecimentos caxienses

Memória: referência gastronômica na Churrascaria Imperador Scalco/Divulgação
Foto: Scalco / Divulgação

A história da Churrascaria Imperador está associada ao desenvolvimento de Caxias do Sul. Sensíveis com o tratamento cordial e hospitaleiro aos turistas da Festa da Uva e visitantes ligados aos ramos industrial, ensino e saúde, as famílias Rizzi e Regalin elaboraram uma gastronomia requintada. A emblemática churrascaria é reconhecida por servir uma seleção de carnes saborosas, harmonizada com elementos da culinária italiana.

No rodízio de 16 tipos de carnes, podem-se provar os deliciosos cortes de costela, vazio, cupim, filé mignon, carne de ovelha, frango e coelho. No espeto são também servidos abacaxi com canela, cubos de queijo e corações de galinha temperados com ervas. Uma adega com vinhos nacionais e importados atende aos diferentes gostos de seus clientes.

O caldo de sopa, preparado em fogão a lenha, é degustado por paladares de várias as nacionalidades. É comum presenciar japoneses, alemães, coreanos, americanos, ingleses, entre outros, reunidos na Imperador com empresários locais. Volnei Regalin recorda que um grupo de empresários holandeses chegou a confeccionar camisetas com o logotipo do restaurante, demonstrando empatia com a casa aconchegante. Além disso, peculiaridade seduz paladares com a carne lessa, cozida na água, que pode ser degustada com tempero do crem, uma espécie de raiz com sabor forte, moída e condimentada com vinagre tinto de uva.  Nas saladas, evidenciam-se o radicci com bacon e o pimentão conservado em vinagre de vinho.

A existência da Churrascaria Imperador vai além da filosofia de servir deliciosas refeições. O local é reconhecido pela sua estrutura em recepcionar festas de casamentos, aniversários, formaturas, encontros políticos e empresariais. Vários clubes do futebol brasileiro almoçaram ou jantaram na Imperador.

Em outubro de 2014, o jornalista Galvão Bueno gravou parte de seu programa no ambiente da churrascaria. A casa é administrada pelos sogros do técnico Tite. O Na Estrada com Galvão foi ao para o Brasil inteiro, mostrando que Caxias do Sul possui ambiente aconchegante para saborear o churrasco, um dos pratos-símbolos do Rio Grande do Sul.

Na foto, percebe-se a fachada do estabelecimento em meados da década de 1980.

Leia também
Antigos verões: o balneário De Lazzer
Hotel Avenida, um clássico da Av. Rio Branco

Endereço permanente

Foto: Scalco / Divulgação

A Churrascaria Imperador está fixada há mais de 40 anos na Avenida Júlio de Castilhos, num ponto nobre da cidade, com fácil acesso e estacionamento privativo para clientes. Inserida numa proposta de sempre aperfeiçoar os serviços, passou por uma reformulação arquitetônica em 2010. 

A repaginação interna aproveitou os valores históricos de seu acervo fotográfico para decorar o ambiente. A reprodução das imagens foi compilada por Rivana Festugato. Na imagem, percebe-se o espaço de acesso ao restaurante, em 1980, tendo à frente Volnei Regalin e Pedrinho Rizzi.

Inauguração do Imperador em 1973 

Foto: Basilio Scalco / Agencia RBS

A Churrascaria Imperador foi constituída pelos casais Pedro e Terezinha Regalin e Pedro e Luiza Rizzi. Tendo em vista o desenvolvimento da cidade e preocupados em oferecer uma saborosa culinária para os visitantes e turistas, eles decidiram criar um espaço moderno para fortalecer o segmento gastronômico.

Em 5 de setembro de 1973, percebe-se o descerramento da fita inaugural por Pedro Regalin (E) e o vice-prefeito Mário Vanin (D). Padre Eugênio Giordani abençoou a churrascaria.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória



 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comMorador do Reolon, em Caxias do Sul, foi assassinado em caso de justiça com as próprias mãos https://t.co/Pm05Rfoug3 #pioneirohá 13 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comLideranças buscam um novo nome para apoiar a segurança pública de Caxias do Sul https://t.co/Repplb4e4i #pioneirohá 43 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros