Memória: Pelé jogava em Caxias há 60 anos - Geral - Pioneiro

Futebol03/04/2017 | 10h00Atualizada em 04/04/2017 | 16h50

Memória: Pelé jogava em Caxias há 60 anos

Em 31 de março de 1957 Pelé jogava em amistoso contra a dupla Fla-Ju

Memória: Pelé jogava em Caxias há 60 anos Pioneiro/Reprodução
Reprodução de reportagem do Pioneiro em 20 de novembro de 1995 Foto: Pioneiro / Reprodução

Há 60 anos, um garoto de 16 anos jogava em Caxias pela primeira vez, escalado em um amistoso entre Santos e o combinado Flamengo (atual Caxias) e Juventude, o Fla-Ju. Edson Arantes do Nascimento, hoje conhecido no mundo inteiro como Pelé, entrou em campo caxiense no dia 31 de março de 1957, em um ensolarado domingo, contra alguns dos melhores jogadores do país.

Nomes como Jair Rosa Pinto, o Jajá, Dorval e Pagão lideravam os atuais bicampeões paulistas. Pelé, reserva do Santos, eventualmente era escalado para jogar alguns minutos dos jogos amistosos. Porém, no segundo tempo de jogo, o menino de apenas 16 anos entrou em campo e dominou a partida. Era evidente, naquele momento, mesmo com pouca técnica, o talento que o tornaria o maior jogador de futebol do mundo, posteriormente.

O jogo, ainda 1 a 0 para a seleção Fla-Ju, empatou aos 20 minutos. Logo em seguida, Pelé marcou um gol de cabeça, após um cruzamento de Ivan, contabilizando o gol número quatro dos 1.281 mil que viria a fazer durante toda a sua carreira. Foi o primeiro e último jogo que o rei do futebol participou em Caxias.

Leia mais
Futebol amador caxiense em 1977
Os 65 anos do Torino Futebol Clube

 A volta do Rei

18 anos após o primeiro jogo em Caxias, Pelé retornou à cidade em 1975 para prestigiar a Festa da Uva Foto: Galeno Rodrigues / Agencia RBS

Dezoito anos após passar por Caxias, em 1975, Pelé retornou à cidade para participar da Festa da Uva, ocasião em que recebeu muito carinho e reconhecimento dos caxienses, cedendo autógrafos e concedendo entrevistas à imprensa. Na época, ele era garoto-propaganda da marca Colorado RQ (Reserva de Qualidade), cujos televisores eram revendidos pela extinta Lojas Caldart. O jogador visitou o recém-inaugurado Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, os Pavilhões.

Entre seus compromissos, Pelé foi convidado para um churrasco na antiga Concessionária Volkswagen Wisintainer, uma coletiva de imprensa no parque, sessões de autógrafos e uma entrevista ao Jornal do Almoço, transmitido pela antiga TV Caxias Canal 8. 

Entrevista de Pelé concedida ao "Jornal do Almoço" Foto: Galeno Rodrigues / Agencia RBS

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Violonista Marcello Caminha se apresenta em Caxias https://t.co/B0PdRobIcW #pioneirohá 1 horaRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Belfast lança nova coleção em Carlos Barbosa https://t.co/da9rrwBOcf #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros