Memória: criação de dom Benedito Zorzi - Geral - Pioneiro

UCS06/04/2017 | 10h00Atualizada em 06/04/2017 | 13h37

Memória: criação de dom Benedito Zorzi

A Universidade de Caxias do Sul celebra 50 anos de fundação em 2017

Memória: criação de dom Benedito Zorzi Geremia/Divulgação
Na foto, dom Benedito cumprimenta o formando Edemir Zatti no palco do Cinema Ópera em 1963 Foto: Geremia / Divulgação

A Igreja Católica exerce um forte protagonismo no aprimoramento do ensino em Caxias do Sul e região. O livro Das Escolas Paroquiais à Universidade (1988), escrito pelo padre Ernesto Brandalise, constata-se o esforço permanente da Diocese de Caxias do Sul em fortalecer uma educação voltada para o desenvolvimento do homem na ciência do conhecimento.

Neste momento, a Universidade de Caxias do Sul celebra 50 anos de fundação. O bispo dom Benedito Zorzi (1908/1988) foi responsável em sensibilizar uma comunidade para construção do ensino superior.

A luta de dom Zorzi está assim registrada na criação da Faculdade de Ciências Econômicas: em oito de maio de 1956, na sede do Recreio da Juventude, a Mitra Diocesana reúne lideranças para anunciar a fundação da Faculdade de Ciências Econômicas, que seria o primeiro curso superior. Posteriormente, em fevereiro de 1967, este curso pioneiro seria agregada à Faculdade de Direito, Filosofia, Enfermagem e Belas Artes para constituir a UCS.

Em 12 de outubro de 1956, foi protocolado o pedido no Ministério da Educação e Cultura. Em 8 de abril de 1957, foi aprovado. O Presidente da República Juscelino Kubtschek assinou o decreto de reconhecimento. O Decreto Nº 43.291, em 28 de fevereiro de 1959, autorizou o funcionamento do curso. O prédio da Cathólica Domus, na Rua Os 18 do Forte, cedeu espaço para o início das aulas em 3 de março de 1959.

Na imagem, percebe-se dom Benedito Zorzi na colação de grau, cumprimentando o formando Edemir Zatti, em março de 1963, no palco do Cine Ópera. 

Leia também
Encontro da família Braz em Cambará do Sul
Encontro da família Barcarollo em Galópolis

Formandos em Ciências Econômicas

A primeira turma de formandos de ciências contábeis da UCS foi um grande marco na história da instituição  Foto: Geremia / Divulgação

Na reportagem do jornal Pioneiro, edição de 23 de março de 1963, foi noticiado os nomes dos integrantes da primeira turma do curso: Ângelo Spiandorelo, Adauto Cembrani, Aníbal Martini, Antonio Caon, Antonio Wiltgen, Arduino Mazotti, Dorval D¿Agostini, Edemir Zatti, Francisco Paglioli, Helio Drago, Joir Bastos de Souza, Luis Bussolotto, Luiz Carlos Rossi, Mafalda Michielon, Mario Juarez de Oliveira, Milton Rossarola, Nelson Prezzi, Nelson Goulart Ramos, Nério Grossi, Nilo Cini, Odir Variani, Olívio de Rossi, Ramiro Corso, Raul Tessari, Remi Euriconi, Renoi Cemin, Rinaldo Dal Pizzol, Runy Cavagnolli, Sadi Zatera, Sergio Cesa, Thomaz Lucia, Vicente Vieira e Valter Meneguzzi. O deputado Daniel Ferraco foi o paraninfo.

O formando Edemir Giacomo Zatti

Edemir Zatti foi um importante personagem na história industrial e comercial de Caxias do Sul Foto: Geremia / Divulgação

Entre os formandos em Ciências Econômicas, destaca-se o empresário Edemir Zatti, personagem que atuou na presidência da Câmara de Indústria, Comércio de Caxias do Sul e Sindicato da Madeira. Originário de uma organização (Madezatti) voltada à construção civil, investiu e desenvolveu vários projetos e conscientização para reflorestamento.

Na sessão solene de colação de grau, estiveram presentes os professores Pedro Baumgartner, Claudio Eberle, Francisco De Bastiani, Valter Casara, Azir Nehme Simão, Luiz Carlos Sant'Ana, Franscisco La Salvia, Darci Fontanive, Antonio La Penã, Pedro Zanatta, Ulisses de Gasperi, Ari Zatti Oliva, Bertilo Wiltgen, Carlos Picolli, Loreno Dal Sasso e o padre Luiz Colussi. O requintado Samuara Hotel organizou o almoço de confraternização.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória



 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Espetáculo circense "Menorah" é uma das atrações da ExpoBento 2017 https://t.co/cJjc5PvYZW #pioneirohá 3 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEmpresário de Farroupilha investe na criação de parque temático da cerveja https://t.co/0qhMQgD6xu #pioneirohá 3 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros