Memória: a lembrança do Real Hotel  - Geral - Pioneiro

Hotelaria12/04/2017 | 10h00Atualizada em 12/04/2017 | 17h18

Memória: a lembrança do Real Hotel 

O Real Hotel está na lista dos mais importantes hotéis de Caxias do Sul

Localizado na Rua Marquês do Herval, esquina com Pinheiro Machado, e comandado pela família Ioppi, o Real Hotel atuava inicialmente como pensão, em 1946, e foi, quatro anos mais tarde, reformado e transformado no Real Hotel, com estrutura de seis andares e 105 apartamentos.

Foto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

A viúva Genoefa Ioppi e seus dois filhos, João Flávio e Neuza Ioppi Michelin, eram responsáveis pela administração do hotel, que se tornaria referência na área central da cidade durante muitos anos. Em 2005, devido a problemas familiares, o Real foi vendido, sendo então transformado em um prédio de apartamentos.

Foto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Destaque em hotelaria na época e referência pela estrutura e ótima gastronomia italiana — em especial o famoso peru desossado e recheado, que levou o prêmio de "Melhor Prato da Cidade" durante dois anos consecutivos, na década de 1950 —, o Real sediou diversos eventos sociais importantes, como a recepção ao presidente Getúlio Vargas durante a Festa da Uva, em 1954. Além disso, hospedou personalidades como a cantora paraguaia Perla, a apresentadora Hebe Camargo, os cantores Erasmo Carlos e Sidney Magal e o ator Walmor Chagas. Vinicius de Moraes e Toquinho também se hospedaram no hotel, em 1975.

Foto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Incêndio no Edifício Real

Em 20 de fevereiro de 2014, parte do prédio do antigo Real Hotel foi atingida por um incêndio. O prédio foi então interditado, a fim de verificação na estrutura. Na época, contava com 54 apartamentos distribuídos em seus seis andares. Boa parte das moradias era alugada, e os inquilinos não tinham para onde ir, podendo apenas retirar suas roupas e pertences pessoais. Felizmente, não houve feridos. O episódio teve grande repercussão na cidade.

Leia também
Hotel da família Paternoster em 1924
Real Hotel, um clássico do Centro

O Real atualmente

Hoje, o prédio do antigo Real Hotel abriga salas comerciais. Porém, a memória dos jantares, eventos proporcionados pela família Ioppi, das tardes e momentos vividos por seus hóspedes e trabalhadores, a todos que passaram por lá, continuam vivos na lembrança. O Real faz parte do cenário caxiense e, muitas vezes, camufla-se com o ritmo acelerado da cidade. Entretanto, ao menos uma vez ao dia, recebe um olhar nostálgico e carregado de significado daqueles que, por algum motivo, fizeram parte da história de um dos prédios mais simbólicos da cidade.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória



 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAtacante Yago é apresentado pelo Juventude e pode estrear sexta https://t.co/zKXvws80y4 #pioneirohá 56 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Protagonistas de "Toda Nudez Será Castigada" ajudam a compor Fachada do Palácio dos Festivais https://t.co/fnYJxgBjnH #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros