Frei Jaime: o silêncio da escuta  - Geral - Pioneiro

Opinião19/04/2017 | 09h14Atualizada em 20/04/2017 | 09h11

Frei Jaime: o silêncio da escuta 

Viver é um segredo, uma escolha, uma alegre e dinâmica opção!

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Os dias não se repetem... o amanhecer é sempre novo... A vida é convocada a também ser sempre nova, também... Viver é um segredo, uma escolha, uma alegre e dinâmica opção! Vamos que vamos! "Buscamos no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe." (Rubem Alves).

Sentir-se incompleto é um jeito humilde de tornar a vida uma possibilidade de plenitude. Ninguém passa por esse mundo sem necessitar do outro. Até mesmo os que se fecham no individualismo, cedo ou tarde, acabam procurando por um ombro amigo. 

Leia mais: 
Frei Jaime: o sabor da vida depende de quem a tempera
Natalia Borges Polesso: mulheres e qualidades
Ciro Fabres: o fim de uma era

O lado positivo de ser carente é justamente o fato de que todos se completam, na medida em que saem de si e vão ao encontro do próximo. Não querer precisar do outro é caminhar ao encontro da solidão. Mas o que buscar no outro? Há um desejo profundo de silêncio: aquele silêncio que simplesmente escuta até que o desabafo cesse.

Quanto mais palavras e ruídos, maior a necessidade de ser escutado. Além da escuta, é próprio do humano precisar de colo, independente da idade. Não há necessidade que o outro tenha músculos rígidos e fortes, mas que possua um simples  colo que acolhe. O aconchego serena as inquietações, cessa as lágrimas, devolve a vontade viver. Por mais que alguém tente alçar voo sozinho, num determinado momento sentirá uma profunda necessidade de ser acolhido e amparado.

É possível esconder a fraqueza humana por um tempo. Porém, lá adiante a vida suplicará por alguém que seja capaz de simplesmente não julgar, apenas se transformar em acolhida e escuta. Quanto alívio quando alguém se torna próximo e aceita as confidências, sem desviar o olhar. O silêncio da escuta e o colo que acalma permitem laços de amizade que se eternizam. Como é bom poder contar com alguém, enquanto os passos rumam em busca do infinito. Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!     

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAzeites de oliva gaúchos conquistam espaço na mesa de apreciadores https://t.co/bnNyb4Mt5q #pioneirohá 3 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comMúsico Valdir Verona oferece curso de viola brasileira https://t.co/1fI3domAkh #pioneirohá 4 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros