Hospital Virvi Ramos completa 60 anos  - Geral - Pioneiro

Memória09/03/2017 | 10h03Atualizada em 10/03/2017 | 15h09

Hospital Virvi Ramos completa 60 anos 

Virvi Ramos, idealizador do Hospital, morreu em dezembro de 2007

Hospital Virvi Ramos completa 60 anos  Studio Geremia/Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Inauguração do centro cirúrgico do Hospital Nossa Senhora de Fátima, futuro hospital Virvi Ramos, em 1958 Foto: Studio Geremia / Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

O Hospital Virvi Ramos foi idealizado pelo médico Dr. Virvi Ramos, tendo sua Pedra Fundamental colocada em 12 de março de 1955, para a construção do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Surgia assim, em 16 de novembro de 1956, a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima. Meses depois, em 9 de março de 1957, era inaugurado o Hospital Nossa Senhora de Fátima, então, o terceiro Hospital da cidade. Em poucos anos, a instituição, que hoje leva o nome de seu idealizador, já era referência em saúde.

O nome original foi escolhido quando Virvi Ramos foi presenteado por um amigo com uma estátua de Nossa Senhora de Fátima trazida de Portugal. Até hoje a imagem encontra-se na capela da instituição de saúde.

Formatura da primeira turma da Faculdade de Direito em 1965

Calouros, "bixos" e lembranças de antigos vestibulares

Médico e idealizador 

Virvi Ramos contribuiu ativamente para a sua comunidade em sua área de atuação Foto: Daniela Xu / Agencia RBS

Nascido no distrito de Juá, em São Francisco de Paula, em 1917, Virvi Ramos dedicou grande parte de sua vida ao atendimento da comunidade. Ainda jovem, ingressou na Faculdade Portoalegrense de Medicina, classificando-se entre os 42 calouros do ano de 1937. Formou-se em 1943, quando retornou à Caxias, atuando inicialmente no Hospital Nossa Senhora de Pompéia e depois no Hospital Santo Antônio, até então, os únicos existentes na cidade.

Virvi Ramos passou a ser reconhecido por seu trabalho com pacientes carentes e seu excelente atendimento à comunidade, sendo então, conhecido não apenas em Caxias mas também pelos municípios vizinhos. Seu atendimento humanizado e voltado aos mais necessitados materializou-se na criação do atual Hospital Virvi Ramos, que, durante muitos anos também ficou conhecido como o "Hospital do Dr. Virvi".

Em 1956, fundou a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, pioneira das instituições de ensino superior que seriam posteriormente criadas por Virvi Ramos, entre elas, a Universidade de Caxias do Sul. Lembrado por muitos como visionário, empreendedor e, principalmente, humanitário, o médico Virvi Ramos morreu aos 90 anos, em dezembro de 2007.

Novo Complexo Virvi Ramos

Ainda em fase de construção, em breve será inaugurado o Complexo de Saúde e Educação Virvi Ramos. Resultado de dois anos de pesquisas sobre as necessidades da comunidade nos setores de saúde e educação, o novo espaço estará localizado no mesmo endereço que atualmente abriga o hospital e Faculdade Fátima. 

O projeto contemplará também prédios para a educação, com a oferta de novos cursos, nova biblioteca, salas de aula, laboratórios e anfiteatro multimídia para atividades complementares e videoconferências. 

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comUPA de Caxias é a única esperança de desafogar Postão 24 horas https://t.co/DMK0hRPkFB #pioneirohá 6 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comJuventude enfrenta Goiás com Dal Pozzo comemorando bom momento https://t.co/kGzXZllWjT #pioneirohá 35 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros