Família Comandulli em 1969 - Geral - Pioneiro

Memória17/03/2017 | 10h00Atualizada em 17/03/2017 | 10h00

Família Comandulli em 1969

Bisneto de Hélio Romano Comandulli preserva os registros da família

Família Comandulli em 1969 Acervo da Família Comandulli/Divulgação
A matriarca Ottilia Comanduli com os filhos Arthur, Lourdes , Ilda, Ivo, Nelso e Hélio (sentados), e a garota Márcia (atrás). Foto: Acervo da Família Comandulli / Divulgação

Rever as fotografias antigas do acervo pessoal do odontólogo Hélio Romano Comandulli, 87 anos, inspira motivação reconhecer personagens da história de Caxias do Sul. O filho Fernando Comandulli, 50, zela pela documentação, pois é também um dos protagonistas que integra as relíquias fotográficas. Uma sequência de imagens coloridas, registradas em filme fotográfico positivo, para depois serem apreciadas num projetor de slides, estão eternizadas momentos familiares vividos em dezembro de 1969. 

Numa das imagens com a matriarca Ottilia Bragatti Comandulli (1883-1976), percebe-se os filhos Arthur, Lourdes , Ilda, Ivo (em pé), Nelso e Hélio (sentados). Atrás, está a garota Márcia Comandulli. O encontro dos filhos com Ottilia foi registrado na residência de Hélio Comandulli, localizada na Avenida Julio de Castilhos, bairro Lourdes. Ivo Reino Comandulli (1913/1975) denomina uma rua no bairro Santa Catarina.

Flagrante com o farmacêutico José D¿Arrigo

Hélio Comandulli entre Dimas Salvi e José D¿Arrigo. Ao lado a esposa de Hélio em momento familiar com os dois filhos Foto: Acervo da Família Comandulli / Divulgação

Numa imagem mais informal, destaca-se o flagrante em que Hélio Comandulli conversa com Dimas Salvi (E) e José D¿Arrigo (D). À direita, Solange D¿Arrigo está com a garota Kátia Salvi e o filho Fernando. Fernando Comandulli salienta que sua mãe é neta de José D´Arrigo.

Seu bisavô foi um dos primeiros farmacêuticos de Caxias do Sul. Além disso, José envolveu-se com a promoção cultural e recreativa da cidade, presidiu o Clube Juvenil nas gestões de 1922/1924 e 1926/1927. Também integrou a diretoria da Associação Comercial em 1913. Na época de natal, José tinha por hábito decorar o estabelecimento com Papai Noel. 

Hoje, uma rua, ao lado do edifício Parque do Sol, homenageia José D¿ Arrigo. Solange foi professora na escola Maguary e Colégio do Carmo.

Família Comandulli nos primórdios de Rainha do Mar

Outros verões: lembranças enviadas por leitores

Infância inesquecível 

Garotas em momento de lazer na residência da família Comandulli, vestidas com trajes de banho, em dezembro de 1969 Foto: Acervo da Família Comandulli / Divulgação

A residência de Hélio Comandulli, no bairro de Lourdes, foi um ambiente prazeroso para seus filhos, sobrinhos e amigos vivenciarem a amizade. Num dos momentos recreativos do verão de 1969, a garotas Margareth Slomp Santos, Kátia Salvi, Márcia Comandulli e Sandra Comandulli Dal Zotto vestem trajes de banho. Fernando Comandulli, contemporâneo das meninas, não conseguiu identificar a primeira garota, à esquerda.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comExperimente brigadeiro de churros https://t.co/v4VX78ImKR #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comProjeto de circulação do "Travessia - Uma Commedia Trágica" tem apresentação neste sábado, em Caxias do Sul https://t.co/MeatkHy88T #pione…há 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros