Estado e União homologam decreto de emergência em São Francisco de Paula  - Geral - Pioneiro

Após temporal16/03/2017 | 11h30Atualizada em 16/03/2017 | 15h29

Estado e União homologam decreto de emergência em São Francisco de Paula 

Governador, José Ivo Sartori, e ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitam a cidade no início da tarde 

O Estado e a União homologaram nesta quinta-feira a situação de emergência de São Francisco de Paula devido ao temporal do último domingo. Os decretos foram publicados nos respectivos diários oficiais. As informações são da Gaúcha Serra.

Com a homologação, o município pode solicitar recursos ao governo federal para encaminhar a reconstrução das áreas afetadas. Na manhã desta quinta, dois engenheiros e uma arquiteta do município finalizavam o Plano Detalhado de Resposta, que contêm o levantamento dos estragos e o valor necessário para a reconstrução. A quantia necessária ainda não está fechada, mas a estimativa é de seja cerca de R$ 32 milhões.

Leia mais
Amanhece chovendo em São Francisco de Paula, mas trabalho de reconstrução não para
Destruição em São Francisco foi causada por "provável tornado", conclui Inmet
Como ajudar os moradores de São Francisco de Paula
Por que o fenômeno que atingiu a cidade ainda não foi identificado
VÍDEO: bombeiro registra a chegada de vendaval a São Francisco de Paula

O documento será entregue ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que vai sobrevoar a cidade ao lado do governador, José Ivo Sartori, nesta quinta. A chegada deles está prevista para o meio-dia. Depois do sobrevoo, farão uma visita ao Ginásio Municipal, onde está montado o centro de triagem das doações. Nesta manhã, voltou a chover na cidade, mas o volume não foi grande. Ainda assim, segundo o prefeito Tiago Teixeira, alguns moradores com casas destelhadas tiveram pertences molhados.

Um levantamento detalhado da prefeitura apontou que 500 casas foram atingidas elo fenômeno e 60 ficaram completamente destruídas. Agora, a ajuda se concentra na reconstrução, já que todos os atingidos já receberam auxílio humanitário. Dessa forma, a Defesa Civil segue solicitando doação de material de construção.

Foto: ArteZH / RBS


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Mulher Maravilha" chega ao cinema e mostra nova estrela para Hollywood https://t.co/fUnwoeGq01 #pioneirohá 5 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comUma polêmica a cada seis dias no governo do prefeito de Caxias do Sul https://t.co/TGcWMRiWvR #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros