Dona Idiati, a protetora dos pombos da Praça Dante, em Caxias, pede socorro  - Geral - Pioneiro

Cotidiano18/03/2017 | 07h00Atualizada em 18/03/2017 | 07h00

Dona Idiati, a protetora dos pombos da Praça Dante, em Caxias, pede socorro 

Defensora das aves quer ajuda da prefeitura para continuar distribuindo alimentos

Dona Idiati, a protetora dos pombos da Praça Dante, em Caxias, pede socorro  Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Dona Idiati Macan, eterna defensora dos pombos da Praça Dante, no centro de Caxias do Sul, está pedindo socorro. Há 14 anos, Dona Idiati dá comida aos pombos. Até uma lei municipal já foi aprovada exclusivamente para enquadrar Dona Idiati, mas ela não desiste.

— Eu não vou deixar elas passarem fome e passarem sede. Me desculpa. Podem me prender. Já tentaram me prender. Mas não desisti. Continuo dando comida.

Leia mais
PARTICIPE: o que fazer com os pombos da Praça Dante?


Dona Idiati alimenta os pombos duas vezes ao dia. Aos finais de tarde, o segundo horário da distribuição diária de alimento, ela estima uma revoada de mil pombos na Dante, e testemunha:

— Eles estão desesperadamente com fome.

A defensora das aves diz que, por mês, distribui 15 sacos de 25 quilos. Gasta cerca de R$ 2 mil. Como o chafariz está vazio, Dona Idiati conta que, aos 80 anos, leva 10 baldes de 10 litros de água por dia até a praça para colocar no chafariz. O que ela pede é que o município a ajude com o custo da alimentação. Ou que providencie a retirada dos pombos da Praça Dante. Ela sugere levá-los para o Apanhador.

— Elas (as aves) nasceram ali, se criaram, tem ninho. Elas moram numa selva de pedra, elas não moram numa colônia. Eu não posso deixar as criaturas desse jeito sem comida. Não posso de jeito nenhum — raciocina Dona Idiati.

Os pombos da Praça Dante são uma questão para a cidade resolver

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTenente da BM é baleado na cabeça ao ter carro roubado em Caxias https://t.co/lJecUaFvqC #pioneirohá 15 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAves e peixes que vivem na Lagoa do Rizzo, em Caxias, estão sumindo https://t.co/jy9JgNGiUy #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros