Com 500 desabrigados, São Francisco de Paula se mobiliza para reconstrução - Geral - Pioneiro

Serra Gaúcha12/03/2017 | 17h39Atualizada em 12/03/2017 | 18h54

Com 500 desabrigados, São Francisco de Paula se mobiliza para reconstrução

Na segunda-feira, a prefeitura da cidade vai decretar situação de calamidade pública para obter recursos estaduais e federais

Com 500 desabrigados, São Francisco de Paula se mobiliza para reconstrução Roni Rigon/Agencia RBS
Ainda não há uma estimativa do tamanho do prejuízo causado na cidade da Serra  Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A forte chuva que atingiu o município de São Francisco de Paula na manhã deste domingo deixou 500 desabrigados, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. As famílias retiradas de suas casas passarão a noite no ginásio de esportes, que fica na Rua Santos Dumont, bairro Centro. O local também serve como central para recebimento de doações. Ainda não há uma estimativa do tamanho do prejuízo causado. 

Na segunda-feira, a prefeitura de São Francisco de Paula deve decretar estado de calamidade pública para obter recursos estaduais e federais. Pelo menos uma morte foi confirmada: Claudemir Gomes Freitas, 24 anos. Outras 70 pessoas receberam atendimento médico no hospital da cidade. O governo do Estado confirmou neste domingo a liberação de R$ 175 mil para a área da saúde.

Leia mais:
"Estamos ainda meio tontos", diz presidente do hospital da cidade
Prefeitura vai decretar calamidade pública após temporal
Chance de chuva persiste até o fim do domingo em São Francisco de Paula

Conforme a Defesa Civil, a mobilização rápida da população de São Francisco de Paula e a ajuda de municípios próximos fizeram com que não fosse necessário enviar suprimentos, pelo menos neste domingo, para a cidade. Um caminhão cheio de colchões estava pronto para sair de Porto Alegre, mas ficou estacionado na Capital. Os únicos itens em falta no momento são roupas de cama e materiais de construção.

Moradores de Gramado, Canela, Caxias do Sul e São Francisco de Paula arrecadaram alimentos, água, materiais de limpeza e de higiene pessoal, além de velas. A previsão da RGE é que a energia elétrica comece a ser normalizada a partir da próxima madrugada. A prioridade é abastecer o hospital da cidade.

— Estamos recebendo qualquer tipo de ajuda. Como prestamos serviço para transportadoras, conseguiremos um caminhão para levar tudo até lá no sábado — relata a empresária Deise Simone Andriola, que disponibilizou a Top Line Mecânica (Rua Gerson Andreis 728, bairro Distrito Industrial, em Caxias) para o recolhimento de donativos.

O tenente-coronel Jarbas Trois de Ávila, subchefe da Defesa Civil, explica que o envio de recursos para o município terá início quando o decreto de calamidade pública for homologado, o que deve demorar quatro dias:

— O decreto é colocado em uma plataforma chamada SIID (Sistema Integrado de Informações de Desastres) junto com documentos, como laudos e fotografias, que comprovem a situação. Depois de homologado, ele vai facilitar a liberação de FGTS, a renegociação das dívidas dos agricultores, permitirá compras emergenciais sem licitação e a dotação orçamentária.

Previsão de chuva para as próximas horas

Diversos bairros de São Francisco de Paula tiveram estragos em função do temporal. A situação é mais crítica na região de Santa Isabel, São Miguel, Pedra Branca, Querência, Vila Jardim e Gaúcha. Casas foram destruídas, árvores caíram e armazéns ficaram destelhados

O prefeito Marcos Aguzzoli disse à reportagem da Rádio Gaúcha que estima um número de mil residências danificada. No entanto, o levantamento oficial ainda não foi concluído. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há previsão de chuva para a tarde e a noite deste domingo.

A segunda, a terça e a quarta-feiras devem ter tempo ensolarado a parcialmente nublado. Na segunda-feira, as temperaturas devem ficar bem baixas, fazendo entre 6°C e 20°C. O retorno da chuva é previsto para quinta-feira.

Ginásio de esportes recebe desabrigados e doações em São Francisco de Paula Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

* Com informações da Rádio Gaúcha

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVila Oliva, em Caxias do Sul, tenta retomar a rotina após temporal https://t.co/nhMXhIAKEo #pioneirohá 12 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comDuas crianças permanecem internadas após acidente de trânsito em Farroupilha https://t.co/ry40ZqFlDk #pioneirohá 32 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros