VÍDEO: conheça Preta, a cadela mascote do Samu  - Geral - Pioneiro

Meu Pet é Pop18/11/2016 | 17h31Atualizada em 21/11/2016 | 07h10

VÍDEO: conheça Preta, a cadela mascote do Samu 

Animalzinho chegou na região em janeiro de 2011. Desde então, ganhou casinha, comida e amor

VÍDEO: conheça Preta, a cadela mascote do Samu  Maiara Bersch/Agencia RBS
Em pé, a partir da esq.: Priscila Rosa, Leonardo Palmeira, Pedro Possebom, Renan Maciel e Emerson Diogo Figueiredo. Agachados, a partir da esq.: Fabiano Miranda, Fabrício Bettega e Rafael de Oliveira Rigos Gonçalves Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Pâmela Rubin Matge
Pâmela Rubin Matge

pamela.matge@diariosm.com.br

Quem passa pela frente da unidade do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, no bairro Patronato, em Santa Maria, vê bem mais que o vai e vem de ambulâncias e as luzes das sirenes.

VÍDEO: Conheça Miguel, o gato que foi encontrado no bueiro e virou o xodó de uma oficina em Santa Maria

A rotina agitada e, muitas vezes, tensa é quebrada pela doce companhia de uma vira-lata que é sucesso na vizinhança. A cachorra Preta, mascote da equipe do Samu, apareceu na região em janeiro de 2011. 

Assista ao vídeo:

Desde então, ganhou casinha, comida e amor. O médico Leonardo Sangaletti foi intitulado o padrinho do animal

– A Preta é uma filha. Estava um caos quando chegou. Magra, descuidada. Aí, a gente fez uma "vaquinha", levou-a para o pet, deu banho e comprou ração – lembra o enfermeiro Felipe Cargnelutti Fontoura

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Quando foi castrada, anos atrás, passou dias hospedada na casa de um funcionário do serviço, para que recebesse o cuidado necessário.Também chamada carinhosamente de Pretinha, a cadela passa a maior parte do dia em frente à sede do Samu. A cada barulho de sirene, lá sai ela a correr atrás das ambulâncias e a observar toda a movimentação sentada à porta do PA do Patronato, como se integrasse a equipe de atendimento.

MEU PET É POP: Duda, a cachorra de vitrine do ''Espanhol Chaveiro''

Durante o dia, o bichinho faz pequenos passeios. Visita a farmácia da rua, brinca com seu melhor amigo cão, o vira-latas Bud e, com frequência, entra no espaço onde técnicos, enfermeiros, médicos e condutores das ambulância costumam ficar. E isso só é possível porque o bichinho é desverminado, vacinado e consulta o veterinário com regularidade. 

Jorge Leal é um dos amigões da Preta Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS


Quando vai ao petshop, volta cheia de lacinhos. Contudo, os enfeites duram poucos minutos. Conforme seus amigos humanos, Preta é livre, veio da rua e não nega suas origens. Ela também chama muita atenção e diverte as crianças que aguardam consultas em frente ao Pronto- Atendimento Infantil do Patronato.Apesar do temperamento dócil, trata-se de uma guardiã. Quem ousa chegar na sede, principalmente à noite, é surpreendido com latidos e não passa da porta de jeito nenhum.

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Funcionária do Samu
Preta, que é ora "filha", ora amiga do pessoal também ganhou outro título: a de funcionária do Samu. Isso porque, desde 28 de janeiro, o serviço em Santa Maria opera sob nova gestão. O Instituto Nacional Socioeducacional da Biodiversidade (Instituto Masper), vencedor da licitação aberta pelo município, passou a administrar o serviço, até então da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas). À época, até um contrato fictício foi confeccionado e "carimbado" com a patinha, para que Preta fizesse parte da empresa.

Foto: Arquivo Samu / Divulgação

Protocolos e brincadeiras à parte, a chegada do animal deixou o dia a dia da equipe mais leve e estabeleceu uma relação de troca e afeto mútuos.

– A gente está sempre em situação de estresse. Os problemas das outras pessoas são o nosso trabalho. Ela (Preta) é um alento, um carinho. Parece que sente quando a gente não está muito legal – conta o enfermeiro Fabiano Miranda.

O projeto

Foto: Rafael Guerra / Agência RBS

Meu Pet é Pop é uma seção do Diário de Santa Maria idealizada em 2014. Desde a sua concepção, já apresentou a história de diversos animais, entre eles a Gisele, a famosa cadela da UFSM, a Gorda do Calçadão e o cão comunitário Valentin, conhecido por ganhar uma casinha intitulada "Minha Casa, Minha Vida". Se você conhece algum animal popular na sua rua ou bairro, conte para reportagem pelo email pamela.matge@diariosm.com.br ou leitor@diariosm.com.br. Seu bichinho, seja ele gato, cão, tartaruga ou qualquer que seja a espécie, pode se tornar ainda mais pop.



 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comInstrumentista e compositor André Viegas irá lançar DVD nesta terça, em Caxias https://t.co/K1cyy8EXnn #pioneirohá 24 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEntenda os riscos causados pelo consumo de alimentos com excesso de agrotóxicos https://t.co/4vFhL9qvBE #pioneirohá 53 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros