Saiba como ajudar nas festas de Natal para crianças em bairros de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Solidariedade23/11/2016 | 07h05Atualizada em 23/11/2016 | 07h05

Saiba como ajudar nas festas de Natal para crianças em bairros de Caxias do Sul

Voluntários precisam de brinquedos e doces para garantir a alegria da garotada

Saiba como ajudar nas festas de Natal para crianças em bairros de Caxias do Sul /Agencia RBS
Leonice Pereira está ajudando a organizar uma festa para cinco mil crianças na Zona Norte Foto: Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Poucas vezes foi tão difícil conseguir doações para as festas natalinas que tradicionalmente alegram a garotada nos bairros de Caxias do Sul. Diferentemente de anos anteriores, a crise econômica impede que muitas pessoas repassem brinquedos e guloseimas. 

Por esse motivo, as confraternizações, que começam neste final de semana e prosseguem durante dezembro, ganham ainda mais importância tanto para quem organiza quanto para quem espera por esse momento. 

Leia mais:
Sem dinheiro, Caxias do Sul parece não ter entrado no clima de Natal
"Natal vem perdendo força em Caxias há 15 anos", diz historiadora
Boneco do Papai Noel some da Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul

Os voluntários estão fazendo o que podem para viabilizar os momentos de alegria. Teve gente que criou rifa para arrecadar fundos, outros percorrem empresas para buscar apoio e tem dona de casa tirando dinheiro do bolso para garantir a compra de mantimentos.

— Se já está difícil para quem geralmente doa, imagina para as famílias que não têm condições de dar um brinquedo para os filhos. Por isso, é importante qualquer colaboração — ressalta o motorista do Samu Paulo Borges, um dos organizadores de uma festa para quatro comunidades da Zona Oeste.

Desde 2002, Elizabete Picher de Oliveira, 68, organiza uma confraternização para a garotada do bairro Santa Fé. As brincadeiras só deixaram de ser realizadas em 2014, quando o marido dela morreu. 

— Nesta época já estava tudo resolvido, mas a situação não está fácil, a crise é grande. Ainda assim, as pessoas ajudam como podem. Tenho fé em Deus que tudo vai dar certo — acredita a voluntária.

Uma das maiores festas da cidade ocorre no dia 11 de dezembro no Complexo Esportivo Zona Norte. O 10º Natal Comunitário deve reunir cinco mil crianças e adolescentes. Com a esperança de reunir o maior número de brinquedos, a organização programou dois pedágios na Praça Dante Alighieri em dezembro.

:: Saiba como contribuir 

FESTA NO SANTA FÉ

Neste ano, o objetivo da voluntária Elizabete Picher de Oliveira e vizinhos é atrair 1,5 mil crianças no bairro Santa Fé. Para isso, é necessário contar com o apoio da população. A festa será realizada no dia 3 de dezembro, sábado, às 15h, na Rua Albino Santini. A quadra será fechada. 

Pedidos:
- Ingredientes para cachorro-quente: salsicha, milho verde, ervilha e molho de tomate
- Refrigerante
- Doces
- Brinquedos usados em bom estado ou novos

Como ajudar: as doações podem ser entregues na casa de Elizabete, na Rua Alberto Santini, nº 169, perto da Escola Municipal Angelina Sassi Comandulli. Quem não puder levar até o bairro, é só combinar que a comunidade se encarrega de buscar. Contato: (54) 3217.1350.

MOBILIZAÇÃO NA ZONA OESTE

A Zona Oeste está preparando a 5ª edição da Festa de Natal para cerca de 250 crianças e adolescentes do Tijuca, Cinquentenário II, Nossa Senhora da Paz e Vale Verde. A confraternização ocorre na área verde do Tijuca, ao lado da UBS, no dia 17 de dezembro, às 14h. Haverá distribuição de cachorro-quente, refrigerante, pipoca e shows, além da chegada do Papai Noel. 

Pedidos:
- Brinquedos
- Refrigerante

Como ajudar: contatar o motorista do Samu Paulo Borges pelo telefone (54) 99115.9393.

SHOWS E GULOSEIMAS NO PIONEIRO 

O morador do bairro Pioneiro Antônio Fabro dos Reis e amigos concretizarão o sonho de viabilizar a terceira festa de Natal na comunidade. Os voluntários, porém, ainda precisam de brinquedos. A diversão está marcada para este sábado, das 13h30min às 18h, na Avenida Ângelo Corsetti, na frente da Escola Municipal Fioravante Webber. Vai ter shows, doces e outras guloseimas. 

Pedido:
- Brinquedos

Como ajudar: contatar Antônio pelo telefone (54) 99217.5353.

DOAÇÕES DE BOLAS E BONECAS

Até o dia 6 de dezembro, o Centro de Yoga Satyadhara arrecada brinquedos para presentear 80 crianças e adolescentes pelo Centro Assistencial Portal da Luz. A entrega ocorre no dia 7 de dezembro. As doações podem ser levadas até as unidades do Satyadhara nos bairros Exposição, Vinhedos e São Ciro, além da unidade em Fazenda Souza. Neste sábado, das 16h às 17h, será possível doar os brinquedos no 17º Yoga no Jardim Botânico. 

Pedido:
- Bonecas e bolas 

Como ajudar: contatar o Centro de Yoga Satyadhara pelo telefone (54) 3534.8867, em horário comercial.

NATAL COMUNITÁRIO NA ZONA NORTE

A União da Área Norte promove o 10º Natal Comunitário para cerca de cinco mil crianças de 15 bairros e loteamentos. A festa ocorre no dia 11 de dezembro no Complexo Esportivo Zona Norte, e inclui a chegada do Papai Noel, distribuição de cachorro-quente, refrigerante, balas, balões, pirulitos e atrações . No dia anterior, haverá um torneiro infantil de futebol. 

Pedidos:
- Brinquedos
- Refrigerante
- Ingredientes para cachorro-quente (salsicha, ervilha, milho verde e molho de tomate)
- Balas e pirulitos

Como ajudar: haverá um pedágio de arrecadação dos brinquedos na Praça Dante Alighieri, no dias 3 e 10 de dezembro, das 8h às 17h. As doações também podem ser combinadas com José Dambrós, pelo telefone (54) 99929.0677, ou com Leonice Pereira pelo telefone (54) 99187.7728.

FESTA SONHAR ACORDADO

A festa de Natal do Sonhar Acordado Caxias do Sul ocorre neste sábado, das 12h30min às 18h no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. Cerca de 400 crianças de cinco a oito anos serão recebidas por voluntários. Quem quiser ajudar na festa pode se inscrever até esta quarta-feira.

Pedido
- Material escolar como cadernos, lápis e folhas de desenho

Como ajudar: para doar basta contatar pelo e-mail sonharcaxias@gmail.com ou pelo telefone (54) 98112-6929, com Greice. Para trabalhar como voluntário, acesse o site sonharacordadocaxias.com.br e faça a inscrição.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTaxistas de Caxias protestam em Brasília e pedem aprovação de projeto que proíbe o Uber https://t.co/tio3cGK6WX #pioneirohá 27 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAdolescente de 16 anos é baleado após sair de casa noturna em Caxias https://t.co/sEikOn0xv5 #pioneirohá 57 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros