Motorista do Uber é perseguido e atacado por taxistas em Caxias  - Geral - Pioneiro

Tensão nas ruas26/11/2016 | 15h12Atualizada em 26/11/2016 | 16h24

Motorista do Uber é perseguido e atacado por taxistas em Caxias 

Ameaçado, condutor viu carro ser arranhado, amassado e perfurado por um grupo de taxistas próximo a local onde ocorre festival de blues

Motorista do Uber é perseguido e atacado por taxistas em Caxias  Arquivo Pessoal/Divulgação
Um boletim de ocorrência por ameaça foi registrado na Polícia Civil Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Ao atender a um chamado de duas clientes próximo à Estação Férrea de Caxias do Sul, onde ocorre um festival internacional de blues, um motorista do Uber foi cercado por um grupo de taxistas na madrugada deste sábado. O condutor, que pediu para não ser identificado, teve o veículo danificado após uma série de ataques a chutes e golpes com instrumento de ferro. Um boletim de ocorrência por ameaça foi registrado na Polícia Civil.

De acordo com o motorista do Uber, ele foi surpreendido quando iria pegar as clientes em frente à Pittsburgh Hamburgueria, na Rua Feijó Júnior. Fechado por cinco táxis, ele ficou trancado no veículo enquanto ouvia ordens para que saísse "para uma conversa". Ao se negar a descer, os taxistas teriam arranhado, amassado e perfurado a lataria do carro.

Leia mais:
Nove veículos do Uber são autuados no primeiro dia de fiscalização
Carros identificados e taxa de R$ 176: o projeto para o Uber em Caxias
Falta de regulamentação cria discórdia entre Uber e taxistas

— Provavelmente iriam me agredir. Forçavam as fechaduras para me tirar de dentro, desferiam pontapés e batiam com alguma coisa de ferro, que dava um barulho forte — relata o homem.

Ele tentou pedir ajuda para a Brigada Militar e para os colegas, mas não teve retorno. Os taxistas só pararam porque ele sacou o telefone celular e fez menção de fotografá-los. O condutor do Uber, então, se deslocou para uma delegacia de polícia. Ao ingressar na Rua Sinimbu, bairro São Pelegrino, ele começou a ser perseguido.

— Tentavam me fechar o tempo todo. Quando consegui parar em frente a um hotel, voltaram a bater no carro e me xingar, exigindo que eu saísse. Depois de um tempo, desistiram e me deixaram ir embora — conta a vítima.

O boletim de ocorrência foi registrado às 4h30min, com dano consumado, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Ainda não há suspeitos identificados. Na segunda-feira, o sindicato dos taxistas de Caxias vai tentar identificar os responsáveis e pedirá a punição deles junto à prefeitura.

— Não aprovamos esse tipo de coisa, jamais. Estamos preparando eles para fazerem exatamente o contrário. É lamentável — diz o presidente da entidade, Adail Bernardo da Silva.

Sinaleira foi arrebentada pelos taxistas, conforme a denúncia Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Prefeitura está fiscalizando Uber

Em uma ação para barrar a circulação do Uber em Caxias do Sul, a prefeitura da cidade autuou nove pessoas entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta. Os agentes estão posicionados próximo à Estação Férrea, onde acontece o Mississipi Delta Blues Festival, evento que reúne fãs de música do Brasil inteiro e do exterior.

Na quarta-feira, o governo de Alceu Barbosa Velho anunciou que multaria os condutores parceiros do aplicativo enquanto o serviço não estivesse regularizado. O secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, alegou que a intenção inicial não era fiscalizar os motoristas, mas o município voltou atrás devido a questionamentos principalmente de taxistas.

O Uber começou a operar em Caxias no dia 28 de outubro, quando também começaram as negociações para a regulamentação. O vereador Adiló Didomenico (PTB) protocolou um projeto para a regulamentação da atividade, que ainda não foi votado.  Entre as principais propostas estão uma mensalidade de R$ 176 para cada profissional e a identificação dos veículos. O documento foi quase todo baseado no PL 14/2016, aprovado no legislativo de Porto Alegre após meses de discussões e polêmicas.



 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEncontro de fuscas em Caxias, neste domingo, deve reunir 500 exemplares https://t.co/echSI8VhVX #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comColisão frontal resulta em duas mortes na ERS-324, entre Nova Araçá e Paraí https://t.co/uZ47daoAV3 #pioneirohá 7 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros