Mais Bela Comunitária terá 21 jovens disputando a coroa em nome dos bairros de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Protagonismo11/11/2016 | 08h09Atualizada em 11/11/2016 | 08h11

Mais Bela Comunitária terá 21 jovens disputando a coroa em nome dos bairros de Caxias do Sul

Concurso ocorre na noite de sexta-feira no Ginásio do Enxutão

Mais Bela Comunitária terá 21 jovens disputando a coroa em nome dos bairros de Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Participantes representam diversas associações de moradores da cidade Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

São 21 jovens que sobem na passarela na noite desta sexta-feira para concorrer ao título de Mais Bela Comunitária de Caxias do Sul, evento que chega à 16ª edição com ares de renovação. 

A organização quer mostrar que não trata-se apenas de um concurso de beleza. Antes de tudo, o objetivo é valorizar e estimular a participação das mulheres em movimentos sociais.As concorrentes representam associações de bairros (Amobs) de vários cantos da cidade — a mais jovem delas tem 15 anos. 

Neste ano, haverá um resgate das cortes do passado, quando 20 mulheres que já ganharam o título desfilam antes do concurso. Os ingressos para a festa no Ginásio do Enxutão já estão esgotados.O primeiro concurso da Mais Bela foi realizado em 1994 e elegeu Fernanda Pedrotti. Na época, a escolha era anual. 

Desde 2002, a União das Associações de Bairro (UAB) optou por fazer a festa a cada dois anos. O motivo: se percebeu que não cabia mais valorizar as jovens tão somente pela aparência. Segundo a diretora do Departamento de Organização da Mulher da UAB, Angela Cordova, houve todo um processo de amadurecimento sobre a função do concurso num mundo onde as mulheres cada vez mais buscam igualdade e protagonismo:

— Vimos que a necessidade de levar informações sobres os direitos das mulheres era muito grande. Se antes era pela beleza, agora formamos meninas para trabalhar no próprio bairro, na UAB. Por isso, depois de eleitas, elas aprendem a ser uma cidadã da comunidade, participam de várias ações voltadas às mulheres, lutam contra a violência de gênero, por exemplo — explica Angela. 

Confira galeria de fotos das candidatas:

Muitas vencedoras do concurso exercem o voluntariado em Amobs ou na UAB, caso de Shania Pandolfo, 26, que arrematou a coroa em 2010. Ela já foi diretora do departamento atualmente conduzido por Angela, atuou na rádio da UAB e agora é integrante do Departamento da Juventude da entidade.

— Quando concorri comecei a ter noção sobre o movimento comunitário. Acredito que ter participado me trouxe vivências que não teria em outros locais, reforçou virtudes. É importante estimular a juventude, pois ainda é uma minoria que participa de movimentos sociais como um todo — pondera Shania. 

Atualmente, Caxias tem 76 mulheres como presidentes de Amobs e outras 68 como diretoras ou integrantes da UAB.

Concurso

A escolha da Mais Bela Comunitária começa às 19h no Enxutão. Sete jurados vão escolher também a primeira e a segunda princesa, além da miss simpatia. Cerca de 800 pessoas devem prestigiar a festa 1 os ingressos a R$ 5 foram vendidos antecipadamente.

Torcida

A vencedora permanece no cargo até novembro de 2018 e substituirá Nathalia Caroline Velho Trindade, que ganhou o título em 2014. Também haverá prêmio para a torcida mais original, para a mais organizada e para a mais animada.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTaxistas de Caxias protestam em Brasília e pedem aprovação de projeto que proíbe o Uber https://t.co/tio3cGK6WX #pioneirohá 24 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAdolescente de 16 anos é baleado após sair de casa noturna em Caxias https://t.co/sEikOn0xv5 #pioneirohá 54 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros