Brigada Militar faz balanço de um mês do BM Online em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Segurança18/11/2016 | 12h41Atualizada em 18/11/2016 | 13h42

Brigada Militar faz balanço de um mês do BM Online em Caxias do Sul

Aplicativo permite registro de ocorrências no local, com redução de até 60% no tempo de atendimento

Brigada Militar faz balanço de um mês do BM Online em Caxias do Sul Eliane de Brum/Agencia RBS
Capitão Flori Chesani Junior demonstra funcionamento do aplicativo, usado hoje por 10 viaturas do policiamento comunitário Foto: Eliane de Brum / Agencia RBS

O 12º Batalhão da Brigada Militar (12ºBPM), com sede em Caxias do Sul, apresentou na manhã desta sexta-feira um balanço do primeiro mês do Brigada Online, projeto piloto que permite o registro de ocorrências e termos circunstanciados (TCs) no local do fato, por meio de um aplicativo instalado em um tablet. O principal ganho, além da qualificação do serviço, é o tempo: a Brigada calcula uma redução de 60% no tempo total de atendimento da ocorrência _ desde o acolhimento ao cidadão até o envio do documento à Polícia Civil ou ao Poder Judiciário. 

Leia mais
Projeto da BM de registro informatizado de ocorrências será lançado em Caxias
Brigada Militar de Caxias do Sul apresenta novidades para celebrar aniversário
Viaturas da BM de Caxias operam com aplicativo para registro de ocorrência online


Outra vantagem é a eliminação da burocracia com papelada: os inúmeros documentos necessários para o registro, que até então eram manuscritos e posteriormente informatizados pela BM, são preenchidos na hora, digitalmente, podendo ser, inclusive, acompanhados de fotos do local e do fato. Com impressoras acopladas às viaturas, os boletins resumidos são impressos e entregues ao interessado em poucos minutos, evitando ainda que a pessoa tenha de se deslocar até a polícia para retirá-lo. A ferramenta é utilizada para todos os tipos de ocorrências (acidentes de trânsito, furtos, roubos, recolhimento de veículos e etc). 

Entre 13 de outubro e 13 de novembro, conforme o major Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º BPM, foram atendidos 224 procedimentos, entre boletins de atendimento, ocorrências de trânsito, ocorrências policiais, TCs e prisões em flagrante. O número representa cerca de 15% de todos os documentos produzidos pela BM por mês em Caxias do Sul. O Brigada Online funciona mesmo em pontos onde o sinal de internet não é bom: o registro é feito, impresso e, quando o sinal melhorar, o sistema recebe a ocorrência imediatamente.

— A avaliação que recebemos da comunidade nesse período foi excelente, com citações ao atendimento melhor, mais rápido e menos burocrático — enumera Ribas.

Como funciona como um projeto experimental — Caxias é pioneira no Rio Grande do Sul na implementação do Brigada Online —, o sistema não abrange toda a cidade: apenas 10 equipamentos são usados por policiais de oito núcleos comunitários, além das bases nos parques Cinquentenário e Macaquinhos.

Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Conforme Ribas, Caxias do Sul também deve ser pioneira no Rio Grande do Sul na implantação de outro aplicativo: o talonário eletrônico de multas (TEM), vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS). Atualmente, o policial faz o registro da infração em um talonário de papel, encaminha o documento ao cartório de trânsito da BM, que introduz os dados no sistema do Detran/RS. Com o aplicativo, esse caminho é eliminado.

A apresentação do balanço também marcou o aniversário de 179 anos da Brigada Militar no Estado, comemorados em 18 de novembro.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Quem fala pela transição não é o vice, é a coordenação-geral", diz prefeito eleito de Caxias do Sul https://t.co/jEpP5ESH1f #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVice-prefeito eleito de Caxias pede desfiliação do PRB https://t.co/s9pmLLKOiy #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros