Uso da tecnologia será debatido durante encontro sobre segurança em Gramado - Geral - Pioneiro

Evento06/10/2016 | 07h06Atualizada em 06/10/2016 | 07h06

Uso da tecnologia será debatido durante encontro sobre segurança em Gramado

Secretários de Segurança Pública de vários estados se reúnem nesta quinta e sexta-feira no Hotel Master Premium

Pioneiro
Pioneiro

Secretários de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Maranhão participam de um encontro nacional que ocorre pela primeira vez em Gramado. O evento, que inicia nesta quinta-feira e segue até o começo da tarde de sexta-feira, terá a presença do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e do secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli. Paralelo à 63ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), também ocorre a 6ª edição do Fórum de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública. 

Leia mais:
Vítima do 102º assassinato em Caxias do Sul poderia ter seguido carreira na música

Saiba quem são as vítimas de assassinatos em Caxias do Sul
Réu é condenado a nove anos por tentativa de homicídio em sinaleira de Caxias
Identificado homem morto após invadir residência em Caxias do Sul

A ideia geral do evento é debater a segurança no Brasil, o papel da sociedade no combate à criminalidade, a flexibilização das leis penais e o financiamento do setor, além de discutir a integração dos estados e municípios. Também serão apresentados os sistemas de videomonitoramento e as possibilidade de implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais. 

Durante a reunião, os secretários pretendem realizar um diagnóstico sobre a atuação do colegiado ao longo do último ano e definir o planejamento de ações para 2017. Esta é a terceira reunião ordinária do ano: as outras foram realizadas em Florianópolis e Brasília. 

A solenidade de abertura ocorre às 9h, na Sala Araucária do Hotel Master Premium. O primeiro painel inicia às 10h30min, com a temática Inovação Tecnológica para a Eficiência da Gestão da Segurança Pública, onde o secretário de Segurança Pública Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, pretende contar sobre a sua experiência com o Cento Integrado, composto por guarda municipal, bombeiros e polícias militar e civil. Beltrame foi um dos idealizadores do projeto Unidade de Polícia Pacificadora, as UPPs, implantadas no Rio de Janeiro desde 2008.  Na sexta-feira, ocorre o painel Sistema Integrado de Videomonitoramento, às 9h30min, e o debate Implantação e Integração com os Municípios, a partir das 10h30min. 

O encontro é destinado apenas para membros de instituições ligadas à segurança pública. 

Tecnologia na Segurança

Uma das novidades do evento é o sistema LTE (4G), que será apresentado pela Motorola Solutions. A apresentação do projeto destaca a capacidade multimídia e de integração com redes de radiocomunicação. A palestra explicará como a tecnologia foi utilizada durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com mais seis mil horas de comunicação de dados e mais de um milhão de chamados de voz.

— Integração é a palavra de ordem para garantir comunicação de missão crítica. Aplicar soluções que permitam diferentes agências se comunicarem entre si é de grande importância para atender a população prontamente — comenta Rodrigo Franciscani, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Motorola Solutions.

Além do Rio de Janeiro, a Motorola Solutions cedeu 200 rádios, mais um sítio de repetição ligado à infraestrutura do Exército, para uso da Brigada Militar. 

Durante o evento, também será demonstrada a integração de sistemas LTE (4G) e radiocomunicação, com apresentação do LEX L10, dispositivo de mão similar à um smartphone que permite as mais variadas ações multimídia.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira

9h - Abertura do Fórum de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer e do secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, entre outras autoridades.

10h30min - José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro debate o uso da tecnologia na eficiência da gestão da segurança pública. Participam os secretários de segurança do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, e de Santa Catarina, César Grubba. 

14h - Abertura da 63ª reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP) com a participação do presidente da instituição, Jefferson Miler Portela e Silva, do secretário de Segurança Pública do RS, do secretário nacional de Segurança Pública e do ministro da Justiça e Cidadania. 

16h15min - Planejamento do CONSESP 2017

Sexta-feira

9h30min - Conversa sobre o Sistema Integrado de Videomonitoramento com a participação do secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Alberto Liebling Kopittke, do diretor da empresa de tecnologia Teltex, Valmor Fernandes e do tenente-coronel Luciano Walfredo Pinho, assessor da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. 

10h30min - Painel sobre a implantação e a integração dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) Estaduais com os municípios. Participam deste encontro o diretor do departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Alexandre Augusto Aragon, o subsecretário do Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Edval Novaes, o prefeito de Tapera, Ireneu Orth, e Leandro Longhi da Squadra Consultoria. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comProstituição e consumo de drogas em rua de Caxias do Sul incomodam moradores https://t.co/2YNgSIckWC #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVisate afirma que prefeitura de Caxias está descumprindo "ordenamento legal" ao não levar em conta custos da empresa …há 10 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros