Supremacia da ACBF no futsal brasileiro - Geral - Pioneiro

Memória19/10/2016 | 06h30Atualizada em 19/10/2016 | 06h30

Supremacia da ACBF no futsal brasileiro

Há 20 anos, o clube conquistava seu primeiro título do campeonato estadual da Serie Ouro

Supremacia da ACBF no futsal brasileiro Nereu de Almeida/Agencia RBS
Após o jogo, torcedores e jogadores se dirigiram à área central da cidade para festejar a primeira grande conquista  Foto: Nereu de Almeida / Agencia RBS
O dia 19 de outubro de 1996 é uma data inesquecível para os torcedores, atletas, patrocinadores e dirigentes da Associação Carlos Barbosa de Futsal. Há 20 anos, o clube conquistava seu primeiro título do campeonato estadual da Serie Ouro, inaugurando uma nova era de conquistas e triunfos para além das fronteiras do Brasil.

Sediada no município de Carlos Barbosa, a ACBF é resultado de comunhão perfeita entre moradores e empresários, que decidiram organizar suas forças num único objetivo: ter uma equipe de futsal preparada para vencer. 

Tudo isso teve início há 40 anos: a fusão entre as agremiações do River e Real, efetivada em março de 1976,  foi conduzida de forma pacífica, valorizando o propósito de atingir vitórias. O proprietário da Lancheria Original, senhor Aldo Potin, sugeriu o novo nome de Associação Carlos Barbosa de Futsal,  enaltecendo o nome da cidade. Já as cores do clube agregaram o branco do River e o preto do Real. A predominante cor laranja  inspirou-se na seleção holandesa, que na Copa de 1974 exibiu a arte do futebol com sua coletiva "Laranja Mecânica".

Neste ciclo, a ACBF cruzou o Brasil, o Atlântico e consolidou-se numa referência no futsal mundial. Entre os títulos destacam-se os seguintes: 11 campeonatos gaúchos, cinco títulos na Liga Nacional de Futsal e três na Taça Brasil de Clubes. 

Em 2001, o reconhecimento internacional veio com a vitória no Torneio Intercontinental na Rússia, cujo certame foi repetido em 2012. Na América do Sul, trouxe títulos do Uruguai, Venezuela, Paraguai e Peru. Na Europa, foi campeã da Copa Intercontinental de Clubes de Futsal, na Espanha. Atualmente, a ACBF é campeã do Estadual de 2015 e da Taça Brasil de clubes 2016.

Registro do plantel que derrotou o Internacional no ginásio da Tramontina. Foto: Nereu de Almeida / Agencia RBS
Nas imagens emblemáticas e históricas de 19 de outubro de 1996, evidencia-se o plantel que derrotou o Internacional no ginásio da Tramontina. Após o jogo, torcedores e jogadores se dirigiram à área central da cidade para festejar a primeira grande conquista. 

Lance do jogo contra o Internacional em 19 de outubro de 1996 Foto: Nereu de Almeida / Agencia RBS

Com Clóvis Tramontina, a ACBF alcançou maturidade e uma impressionante longevidade no futsal brasileiro Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Administração empresarial 

O sucesso da ACBF está ligado à disciplina empresarial. Embora o clube esteja fortalecido pelo apoio comunitário da população, a presença do empresário Clóvis Tramontina, juntamente com um grupo de colaboradores, simboliza e sinaliza um permanente  trabalho e respeito pelos objetivos a serem atingidos. Com Clóvis Tramontina, a ACBF alcançou maturidade e uma impressionante longevidade no futsal brasileiro. Clóvis vive intensamente o futsal.  Na década de 1970, era integrante do River. Hoje é o presidente de honra.
 

* Informações são do repórter fotográfico Roni Rigon.

Confira outras publicações da Coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Quem fala pela transição não é o vice, é a coordenação-geral", diz prefeito eleito de Caxias do Sul https://t.co/jEpP5ESH1f #pioneirohá 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVice-prefeito eleito de Caxias pede desfiliação do PRB https://t.co/s9pmLLKOiy #pioneirohá 4 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros