Prefeitura de Caxias do Sul inicia processo de transição da Soama para o município - Geral - Pioneiro

Proteção animal14/10/2016 | 19h49Atualizada em 14/10/2016 | 19h49

Prefeitura de Caxias do Sul inicia processo de transição da Soama para o município

Diretoria da chácara anunciou em setembro que deixaria a administração da entidade que abriga animais abandonados

Prefeitura de Caxias do Sul inicia processo de transição da Soama para o município Daniel Cararo/Divulgação
Foto: Daniel Cararo / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Um mês e meio após a diretoria da Soama ter anunciado que deixaria a administração da chácara, uma empresa terceirizada pela prefeitura de Caxias do Sul inicia a primeira etapa de transição da entidade para o município. A partir deste sábado, uma equipe de funcionários deve iniciar o processo de conhecimento das áreas de limpeza, alimentação e cuidados com os animais, práticas que são acompanhadas pela administração atual. A Soama deve deixar definitivamente a direção da chácara dentro de 30 dias, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). 

Leia mais:
Direção da Soama pede para sair e município assumirá cuidado de animais em Caxias
Contrato entre prefeitura de Caxias do Sul e Soama é renovado por mais seis meses
Alegando maus-tratos na Soama, grupo protesta contra a direção da entidade, em Caxias

Durante o processo de transição, que começou há 45 dias, a prefeitura realizou diversas reformas estruturais no terreno. Funcionários do Samae fizeram a limpeza e manutenção da fossa, além da implantação de uma tubulação interna de 100 metros. Outras obras como, por exemplo, a adequação na estrutura elétrica e a reforma e instalação de canis devem estar concluídas na metade de novembro. O município também adquiriu um veículo adaptado para o transporte dos animais e formalizou uma parceria com a Clínica Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para atendimento emergencial dos animais da chácara.

A Semma também é responsável pela finalização de um plano de trabalho, que em breve será apresentado às diversas instituições voluntárias que atuam na causa animal. O documento prevê, inclusive, regras de serviços a serem prestados de forma voluntária, com termo de responsabilidades, cronogramas e funções preestabelecidas.

No mês de novembro, a prefeitura também deve realizar um evento de mobilização, em parceria com as entidades de proteção animal e instituições de Ensino Superior, para conscientização da posse responsável, castração, microchipagem e adoção dos animais que hoje vivem na chácara.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Pago para evitar agressões a meu filho", afirma mãe de detento da penitenciária de Caxias do Sul https://t.co/bNiwpaYlF1 #pioneirohá 26 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com25ª Região Tradicionalista, em Caxias, tenta equilibrar as contas https://t.co/o5Bcc9i6Mu #pioneirohá 57 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros