Imigração italiana: encontro da família Tomazzoni  - Geral - Pioneiro

Memória04/10/2016 | 08h42Atualizada em 04/10/2016 | 08h42

Imigração italiana: encontro da família Tomazzoni 

Descendentes de Victório Tomazoni e Maria Cecconello se reúnem neste domingo, dia 9, na Linha 40, em Caxias do Sul

Imigração italiana: encontro da família Tomazzoni  Reprodução/Agencia RBS
Década de 1920: Victório e Maria Tomazzoni com os filhos Clemente, José, Acquilles, Maria (Marietina), Elsa, Joana e Amália Foto: Reprodução / Agencia RBS

Oriundas da Itália e chegadas ao Rio Grande do Sul no final do século 19, as famílias Tomazzoni e Cecconello tiveram seus destinos entrelaçados em Caxias do Sul e arredores. Os Tomazzoni se estabeleceram na Linha 40, no interior do município, e os Cecconello, na localidade de São Gotardo, em Nova Trento, atual cidade de Flores da Cunha. Parte dessa trajetória será recordada neste domingo (9), quando os descendentes de Maria Cecconello e Victório Tomazzoni se reúnem no salão da comunidade da Linha 40 – a programação terá missa seguida de almoço.

Encontro da família Fiorese em Flores da Cunha
Missões Capuchinhas em São Gotardo em 1953
Família Uez se reúne em Galópolis

O início dessa história remete ao ano de 1915, quando os jovens Victório e Maria começaram a namorar – ele tinha 19 anos, ela, 15. A união foi oficializada apenas dois anos depois, em 1º de setembro de 1917. Estabelecido na Linha 40, o casal teve 12 filhos: Maria Tomazzoni Franzoi (Marietina), Elsa Tomazzoni Cecconello, José Tomazzoni, Acquilles Tomazzoni, Clemente Tomazzoni, Irineu Tomazzoni, Romilda Tomazzoni Carnesella, Amália Tomazzoni Martini, Antônia Tomazzoni Piccoli, Genuina Tomazzoni Martini, Joana Tomazzoni Adami e Graciosa Tomazzoni Michelon (Gracia).

O cotidiano da família acompanhava o de dezenas de outros imigrantes e seus descendentes fixados na região. Maria cuidava do lar e das crianças. Já Victório dedicava-se à viticultura – na década de 1940, ele também fundou o conhecido Moinho Tomazzoni, na Linha 40.

– Os colonos da região iam com as carretas puxadas pelas mulas carregadas de trigo e milho para que fossem moídos. Os cereais eram trocados por produtos fabricados no local, como farinha e farelo – conta a neta Adriana Tomazzoni Michelon, filha de Gracia.

O casal atuou na comunidade de Nossa Senhora das Neves até o final da vida. Victório faleceu em 1964, aos 70 anos, e Maria em 1981, aos 84.  

Leia mais:
A trajetória da família Tonet
140 anos de imigração italiana: o dia em que Caxias virou pérola
Encontro da família Menegat movimenta Nova Pádua

Victório e Maria em meados dos anos 1950, com os 12 filhos. Foto: Reprodução / Agencia RBS

Fotos de família

As imagens disponibilizadas pela neta Adriana Tomazzoni Michelon trazem a família em vários momentos do século passado. Acima, um registro do clã completo em meados dos anos 1950.

Em pé, da esquerda para a direita, estão os irmãos Maria Tomazzoni Franzoi (Marietina), Elsa Tomazzoni Cecconello, José Tomazzoni, Acquilles Tomazzoni, Clemente Tomazzoni, Irineu Tomazzoni, Romilda Tomazzoni Carnesella e Amália Tomazzoni Martini. Sentadas, ladeando o casal Victório e Maria, estão as filhas Antônia Tomazzoni Piccoli, Genuina Tomazzoni Martini, Joana Tomazzoni Adami e Graciosa Tomazzoni Michelin (Gracia).

Abaixo, o último encontro da família, realizado em 1979, com Maria rodeada pelos 12 filhos.

Leia mais:
140 anos de imigração italiana: encontro da família Lazzaretti
Encontro da família Fontana em Flores da Cunha
Família Caldart celebra os origens

Em 1979: o último encontro da família, com dona Maria e os 12 filhos. Ela faleceu em 1981, aos 84 anos. Foto: Reprodução / Agencia RBS
Os filhos e netos do casal Victório e Maria atrás do Moinho Tomazzoni em 1974. Foto: Reprodução / Agencia RBS

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEncontro de fuscas em Caxias, neste domingo, deve reunir 500 exemplares https://t.co/echSI8VhVX #pioneirohá 7 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comColisão frontal resulta em duas mortes na ERS-324, entre Nova Araçá e Paraí https://t.co/uZ47daoAV3 #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros