Encontros de família: Tasca, Santolin e Gasperin - Geral - Pioneiro

Memória14/10/2016 | 10h59Atualizada em 14/10/2016 | 10h59

Encontros de família: Tasca, Santolin e Gasperin

Reuniões ocorrem nos municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Farroupilha

Encontros de família: Tasca, Santolin e Gasperin Não se aplica/Arquivo Pessoal
Fotografia tirada um ano após a chegada ao Brasil foi mandada para os familiares que ficaram na Europa Foto: Não se aplica / Arquivo Pessoal

Família Tasca reúne-se em Monte Belo do Sul

Os descendentes de Giuseppe e Antonio Tasca se reúnem pela oitava vez neste domingo na localidade de Santo Isidoro, no município de Monte Belo do Sul. A história da família remete a 1882, quando os primeiros imigrantes da família saíram de Marostica, na Itália, e estabeleceram-se no Rio Grande do Sul, em cidades como Montenegro, Bento Gonçalves, Erechim e Sarandi. 

A foto acima, tirada um ano após a chegada ao Brasil, foi mandada para os familiares que ficaram na Europa. Giuseppe segura uma melancia para comprovar que por aqui existiam frutas "gigantes", já que na época não havia melancia na Itália.

O encontro tem início às 10h, com a celebração de uma missa, e às 12h30min ocorre o almoço de confraternização. Informações pelos telefones (54) 9965.0051, com Clarice, (54) 9958.7661, com Dirce, e (54) 9974.1911, com Décio.

 Leia mais
Encontros de família: Bernardi, Capellari e Gasperin
140 anos de imigração italiana: a saga dos Cantarelli
Encontro da família Menegat movimenta Nova Pádua.
140 anos de imigração italiana: encontro da família Guidali
Imigração italiana: encontro da família Tomazzoni 

Registro da família de Santo Santolin e Colomba Durante  Foto: Não se aplica / Arquivo Pessoal

Encontro nacional dos Santolin

O 3º Encontro Nacional dos Descendentes de Santo Santolin e Colomba Durante Santolin ocorre neste sábado e domingo (15 e 16), no salão paroquial da cidade de Pinto Bandeira.

Santo nasceu em Volpago del Montello, em Treviso, Itália, em 1848. Com quatro anos, foi morar no Canadá, onde permaneceu até os 29 anos. No início de 1878, estabeleceu-se no lote número 11, na Linha Silva Pinto, hoje cidade de Pinto Bandeira, como agricultor. No mesmo ano, casou-se com Colomba Durante, nascida em 1859, em Venegazzu, Treviso, Itália. O casal teve nove filhos: José, Tereza, Angela, Eustacchio Luigi, Ludovico, Caetano, Antônio, Matilde e Elisabetha.

O encontro inicia-se às 14h de sábado, no salão onde, às 19h, será servido o jantar-filó italiano. Domingo, 10h30min, haverá missa e, logo após, um almoço. Informações no Facebook familiasantolin ou pelo e-mail familiasantolin@hotmail.com. 

Os Gasperin 

Oriundos da cidade de Mel, na província de Belluno, no Vêneto, o casal Luigi e Maria Luigia Gasperin deixou a Itália rumo ao Brasil no ano de 1876. Eles se estabeleceram em Bento Gonçalves, na linha Palmeiro. Seus filhos migraram para municípios como Vacaria, Farroupilha, Barracão, Sarandi e também para Santa Catarina e Paraná. Seus descendentes irão se reunir pela sexta vez neste sábado, a partir das 10h30min, no bairro Santo Antônio, em Farroupilha. Contatos pelos telefones (54) 3202.1030, com Denis Gasperin, (54) 3222.6200, com Mario Luiz, e (54) 3261.5602 com Joca, ou pelo Facebook Família Gasperin. 

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRecreio da Juventude é mais uma vez campeão gaúcho de handebol adulto masculino https://t.co/zDZuJrOX7b #pioneirohá 9 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFarrapos é hexampeão do Circuito Gaúcho de Rugby Sevens https://t.co/zXMLLEQV5l #pioneirohá 9 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros