Encontros de família: Bernardi, Capellari e Gasperin - Geral - Pioneiro

Memória07/10/2016 | 11h36Atualizada em 07/10/2016 | 11h44

Encontros de família: Bernardi, Capellari e Gasperin

Reuniões ocorrem nos municípios de Iraí, Garibaldi e Farroupilha

Encontros de família: Bernardi, Capellari e Gasperin Não se aplica/Arquivo Pessoal
Da esquerda para a direita, em pé, estão Ernesto, Virgilio Bernardi e Angela Ferrarini, Verginia, Gentilha e Ema. Sentados, vemos Constante, Antônio, Jácomo (Jacó), Dileta e Santina Foto: Não se aplica / Arquivo Pessoal

Encontro da família Bernardi

 Neste final de semana (8 e 9), na cidade de Iraí, ocorre o 1 º Encontro da Família Bernardi. Será a oportunidade para os descendentes recordarem de uma história iniciada em finais do século 19 pelos irmãos Giacomo, Giovanni, Francesco e Domenico Bernardi, naturais de Cesiomaggiore, em Belluno, na Itália.

Os dois primeiros vieram já casados e com filhos; os últimos, solteiros. Além dos irmãos, também vieram as irmãs Giovanna Maria, Maria Luigia, Maria Teresa e a matriarca Anna, viúva do patriarca Domenico Bernardi, falecido na Itália. Chegados ao Brasil entre os anos de 1886 e 1889, eles estabeleceram- se nos travessões Mützel e Daniel, em Nova Pádua, cidade cujo prefeito atual é descendente de Giacomo.

A recepção começa às 14h de sábado. A abertura será na noite do mesmo dia, às 20h, na cripta da Igreja Matriz de Iraí, com apresentação de coral e jantar. No domingo, haverá missa de ação de graças, a tradicional foto de todos os participantes, almoço de confraternização, com distribuição de brindes e deliberações sobre os próximos encontros.

Na foto acima, a família de Virgilio Bernardi, que em 1920 estabeleceu- se em Vila Lurdes, em Iraí. Da esquerda para a direita, em pé, estão Ernesto, Virgilio Bernardi e Angela Ferrarini, Verginia, Gentilha e Ema. Sentados, vemos Constante, Antônio, Jácomo (Jacó), Dileta e Santina. A família se completou com o posterior nascimento dos dois filhos mais novos, Avelino e Guerino. Virgilio faleceu em 1926.

 Informações
Contatos pelo e-mail encontrofamiliabernardi@gmail.com.

Reunião dos Capellari 

O 5 º Encontro da Família Capellari (Cappellari, Capelari, Cappelari) será realizado neste domingo (9) na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Caiuru, em Garibaldi. Haverá recepção, missa em ação de graças, almoço de confraternização e música. Confirmação de presença pelos telefones: ( 54) 3462.6084 com Ló Avelino, ( 54) 3462.4623, com Devino, (54) 3462- 4621, com Nilson/ Lenir. ou ( 54) 3464-0969, com Idair. Ou pelos e- mails: avelinolo@ gmail.com e encontrofamiliacappellari@gmail.com.

Leia mais
140 anos de imigração italiana: a saga dos Cantarelli
Encontro da família Menegat movimenta Nova Pádua.
140 anos de imigração italiana: encontro da família Guidali
Imigração italiana: encontro da família Tomazzoni 
Da Itália para Nova Pádua: a trajetória da família Tonet

Descendentes de Luigi e Maria Luigia Gasperin irão se encontrar no dia 15, em Farroupilha Foto: Arquivo pessoal de Denis Gasperin / Divulgação

 Os Gasperin em festa

O casal Luigi e Maria Luigia Gasperin integrava a leva de imigrantes que deixou a Itália rumo ao Brasil no ano de 1876. Eles saíram da cidade de Mel, na província de Belluno, no Vêneto, e estabeleceram-se em Bento Gonçalves, na linha Palmeiro. Os filhos do casal migraram para cidades como Tapera, Vacaria, Campinas do Sul, Sarandi, Santa Rosa, São José do Ouro, Farroupilha, Barracão, Caxias do Sul e também para Santa Catarina e Paraná.

Seus descendentes irão se encontrar no dia 15, com missa seguida de almoço no bairro Santo Antônio, em Farroupilha. Será o sexto encontro da família. Contatos pelos telefones (54) 3202.1030, com Denis Gasperin, (54) 3222.6200, com Mario Luiz, e (54) 3261.5602 com Joca, ou pelo Facebook Família Gasperin.

Na imagem acima, em pé, da esquerda para a direita, os filhos Ângelo, Antônio, José e Fioravante. Sentados, da esquerda para a direita, a filha Antonina, o casal Maria Luigia e Luigi e o filho Afonso. 

Com informações da coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEncontro de fuscas em Caxias, neste domingo, deve reunir 500 exemplares https://t.co/echSI8VhVX #pioneirohá 7 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comColisão frontal resulta em duas mortes na ERS-324, entre Nova Araçá e Paraí https://t.co/uZ47daoAV3 #pioneirohá 9 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros