A trajetória da família Tessari em livro - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória20/10/2016 | 06h30Atualizada em 20/10/2016 | 18h02

A trajetória da família Tessari em livro

Obra escrita por Marcos Tessari, bisneto dos imigrantes italianos Egídio e Catterina, será lançada neste sábado, dia 22, no Arquivo Histórico Municipal

A trajetória da família Tessari em livro Acervo de família/Reprodução
O livro da Família Tessari é de autoria de Marcos Tessari Foto: Acervo de família / Reprodução

Uma história que teve início em finais do século 19, com a partida dos imigrantes italianos Egídio Tessari e Catterina Sartori rumo ao Brasil, será oficialmente revisitada neste sábado, dia 22, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. É quando ocorre o lançamento do livro Família Tessari - Arquivo Histórico (1891-2016), escrito pelo bisneto Marcos Artur Tessari. 

O casal Egídio e Catterina saiu do Porto de Gênova a bordo do Vapore Santa Fé em 10 de dezembro de 1891, com destino ao Porto de Santos — e posteriormente a São Sebastião do Caí —, trazendo os filhos Maria, Giuseppe, Antônio, Scolástica e Francesco. Em solo brasileiro, eles tiveram mais quatro descendentes: Magdalena, Pedro, Egídio Francisco (que faleceu ainda bebê) e Rozina. 

Em Caxias, a família se estabeleceu no Travessão Santa Tereza, na 5ª Légua, próximo da antiga Cantina Antunes. Foi onde o patriarca Egídio exerceu a profissão de carpinteiro, agricultor e posteriormente pedreiro — com a ajuda dos filhos, ele ficou bastante conhecido na cidade ajudando na construção de várias obras, entre elas a Catedral Diocesana, a Estação Ferroviária, o Lanifício São Pedro, em Galópolis, e o antigo 9º Batalhão de Caçadores (quartel). 

Família Tessari e as lembranças de São Romédio da Quinta Légua
Nos tempos da Cantina Antunes
A Quinta São Luiz e o Quinta Estação

Imigração portuguesa: Tanoaria São Martinho em 1948
Os 75 anos do Colégio Clemente Pinto
Baile no Esporte Clube Juventus na década de 1950


Conforme informações do autor, os Tessari também integraram o "Grupo Dei Muratori", responsável por erguer muros, chaminés e taipas. Segundo dos nove filhos de Egídio e Catterina, Giuseppe "Bepi" Tessari seguiu na construção civil e, junto com os irmãos, auxiliou nas obras do Hospital Pompéia e dos colégios São José e Carmo.

Paralelamente ao "lavoro", a música, o futebol e o teatro de marionetes integravam o cotidiano de Bepi e da família — frequentemente, eles eram convidados para animar festas e confraternizações típicas. 

Na foto abaixo, vemos o casal Giuseppe Tessari e Josephina Pezzi com os 13 filhos no final dos anos 1940. Em pé, da esquerda para a direita, estão Vitório, Waldomiro, Adelino, Pedro, Egídio, Américo, Angelo, Attílio e Natalino. Sentados, João, Égide, o casal Josephina e Giuseppe, e os irmãos Maria e Rosalimbo.

Giuseppe faleceu em maio de 1956, aos 74 anos. Josephina partiu apenas quatro meses depois, aos 72.

O casal Giuseppe Tessari e Josephina Pezzi ladeado pelos 13 filhos Foto: Acervo de família / Reprodução
Documento histórico sobre a origem da família Tessari e o nome Tessari Foto: Acervo de família / Reprodução

Leia mais:
Rumo aos 140 anos de São Romédio
São Romédio, talian e as origens de Caxias do Sul
Pedro Tessari: uma gruta no Lar da Velhice São Francisco de Assis
A trajetória da família Zandomeneghi
Alvis Fiedler: bodas de diamante e uma trajetória para recordar

Antônio Tessari, o Toni, casou com Eliza Scopel  Foto: Acervo de família / Reprodução
O casamento de Pedro Tessari e Paschoa Montanari em 1921. Pedro era um dos filhos do casal Egídio Tessari e Catterina Sartori. Foto: Acervo de família / Reprodução

Ramificações 

Do casamento dos filhos de Egídio e Catterina resultaram ramificações com as famílias Segalla, Pezzi, Scopel, Gollo, Dalfovo, Montanari e Cattani.

Maria, a filha mais velha, casou com Luiggi Segalla — eles tiveram nove filhos. Giuseppe, o Bepi, casou-se com Josephina Pezzi, com quem teve 13 filhos.

Antônio, o Toni, casou com Eliza Scopel (12 filhos). Scolástica casou com Ângelo Gollo (três filhos). Francesco, o Checo, casou com Vitória Dalfovo e partiu para Bom Jesus (tiveram nove).

Magdalena, a Nela, casou com Luiz Pezzi e teve 10 filhos. Pedro Tessari (Piereto), casou com Paschoa Montanari (oito filhos). Já a caçula Rozina casou com Leonello Cattani e com ele teve sete filhas.

Os descendentes se estabeleceram basicamente nos bairros Exposição e Panazzolo, onde muitos residem até hoje, e também na localidade de São Romédio. 

Leia mais:
Encontro da família Segalla em São Braz
Família Fedrizzi e as origens de São Romédio
Izaura Mano Bonho e um Natal em 1944
Escola Clemente Pinto em 1967
Juventus: 0s 60 anos do tricampeonato varzeano em 1954

Há 40 anos: o autor Marcos Artur Tessari aparece entre os pais, Luiz Tessari e Eralda Machado Tessari, em 1976 Foto: Acervo de família / Reprodução

O autor

Marcos Artur Tessari é filho de Luiz Tessari (o Luizin) e Eralda Virgínia Machado Tessari, neto de Antônio e bisneto de Egídio. Na imagem acima, ele aparece entre os pais, em 1976. Atrás, em pé, estão os irmãos Armando, Luiz Antonio (Nino), Paulo e Vera.

O livro de Marcos detalha desde a partida dos bisavós da Itália até a chegada a Caxias, as origens da família e do nome Tessari, o brasão, um capítulo especial com a biografia de cada um dos filhos de Egídio e Catterina e um álbum com fotos e informações dos integrantes. 

A obra tem lançamento neste sábado, das 14h às 16h30min, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Av. Júlio de Castilhos, 318). O livro, cuja tiragem é de apenas 100 exemplares, custa R$ 85.

Mais informações pelo e-mail marcos.tessari@hotmail.com.

Brasão da família estampa o convite para o lanaçmento do livro Foto: Acervo de família / Reprodução

Leia mais:
Arquivo Histórico Municipal: um casarão para a história

Um relicário para Lucia Carbone
Rômulo Carbone: um aniversário para recordar
Arquivo Histórico Municipal celebra 40 anos
Exposição de carros antigos em frente ao Arquivo Histórico Municipal reconstitui foto de 1931 

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros