Casa nova para quem mora nas ruas de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Acolhimento28/09/2016 | 15h43Atualizada em 28/09/2016 | 15h43

Casa nova para quem mora nas ruas de Caxias do Sul

Caxias Acolhe tem capacidade para receber 40 pessoas por noite

Casa nova para quem mora nas ruas de Caxias do Sul Jonas Ramos/Agencia RBS
Paulo Roberto Lopes aprovou as novas instalações do Caxias Acolhe Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

Convencer homens e mulheres a deixar a vida sob marquises não é simples, mas a tarefa ganhou um reforço nesta quarta com a reinauguração do Caxias Acolhe. A nova sede, na Rua Andrade Neves, nº 458, próximo a rodoviária, é mais ampla: tem 40 camas, sete banheiros, alas masculina e feminina, além de um espaço para portadores de deficiência. Com isso, a Fundação de Assistência Social (FAS) espera qualificar a abordagem de moradores de rua. O serviço atende homens e mulheres que não têm onde dormir.

— Perto das outras, esta aqui é uma mansão — elogia Paulo Roberto Lopes, 36, um dos beneficiados pelo serviço.

Lopes disse já ter passado por todos os locais de acolhimento a moradores de rua na cidade. Ele lembra que a antiga sede do Caxias Acolhe, no bairro Cinquentenário, era pequena e a estrutura já não dava conta de tanta demanda, pois havia 20 leitos e apenas um banheiro. A unidade foi fechada em fevereiro. De lá para cá, a FAS abriu outras vagas nas casas Carlos Miguel e São Francisco, que também trabalham com a população de rua.

— Quando o morador chegar (no Caxias Acolhe), ele terá uma janta e no dia seguinte o café da manhã. Como não passaram a noite na rua, é mais fácil conversar com eles pela manhã. E nesse bate-papo vamos fazendo esse trabalho de convencimento — ressalta Marlês Andreazza, presidente da FAS.

A nova casa tem três pavimentos, área construída de 432m2, com salas de equipe técnica, sala multidisciplinar, copa, cozinha, e lavanderia. O espaço contará ainda com uma biblioteca e espaço para leitura inspirado no carioca Profeta Gentileza. Na área, foram espalhados vários cartazes com mensagens positivas. Tudo para manter os moradores por mais tempo na casa e mostrar outras perspectivas de vida.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRecreio da Juventude é mais uma vez campeão gaúcho de handebol adulto masculino https://t.co/zDZuJrOX7b #pioneirohá 15 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFarrapos é hexampeão do Circuito Gaúcho de Rugby Sevens https://t.co/zXMLLEQV5l #pioneirohá 15 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros