Missões Capuchinhas em São Gotardo em 1953 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória25/08/2016 | 06h31Atualizada em 25/08/2016 | 17h46

Missões Capuchinhas em São Gotardo em 1953

No ano em que se completam 120 anos da presença dos Freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul, recordamos de uma procissão no interior de Flores da Cunha

Missões Capuchinhas em São Gotardo em 1953 0/Acervo pessoal de Gabriel Aldecir Marini
O ato religioso foi marcado por uma procissão no antigo campo de futebol do Clube Esportivo e Recreativo Cruzeiro Foto: 0 / Acervo pessoal de Gabriel Aldecir Marini

Em 1953, a fé da comunidade de São Gotardo, no interior de Flores da Cunha, foi renovada com a passagem das Missões Capuchinhas, lideradas pelo Freis Capuchinhos Franciscanos. 

O ato religioso foi marcado por uma procissão no antigo campo de futebol do Clube Esportivo e Recreativo Cruzeiro, na área central do povoado (foto acima). É o local onde hoje residem alguns moradores da família Toigo e onde encontra-se também a galeria Solarium Center. 

A solenidade de encerramento, em 26 de maio daquele ano, foi proferida pelo Frei Cipriano Stangherlin (1907-1974), que na imagem acima aparece à direita, á frente do cortejo. A movimentação toda pegava carona nas comemorações do dia de Nossa Senhora de Caravaggio. 

A imagem acima integra o acervo do leitor Gabriel Aldecir Marini, 82 anos, que participou da procissão de 63 anos atrás e mora em São Gotardo até hoje.

Leia mais:
Caravaggio e a Via-Sacra de Aldo Locatelli na Igreja São Pelegrino
Congresso Eucarístico de 1948, um marco da Diocese de Caxias do Sul
140 anos de imigração: encontro da família Cavalli
Caravaggio e Farroupilha eternizados no Studio Dal Monte

Shazan e Xerife agitam Flores da Cunha

As missões

Desde aquela época, as missões populares dos Freis Capuchinhos buscam incentivar e fortalecer os laços existentes nas comunidades, levando em consideração o plano pastoral da Diocese e da Paróquia. Em 2016, completaram-se 120 anos da presença dos Freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul.

Freis Capuchinhos: 120 anos no Rio Grande do Sul

Confira outras publicações da coluna Memória

Acesse antigos conteúdos do blog Memória




 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros