Memória: Industrial Madeireira na Festa da Uva de 1965 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

História22/02/2016 | 09h20

Memória: Industrial Madeireira na Festa da Uva de 1965

Placas de madeira mineralizada Imaclite decoraram carro alegórico da empresa

Memória: Industrial Madeireira na Festa da Uva de 1965 Hildo Boff/acervo pessoal de Ricardo Boff,divulgação
Carro alegórico da Industrial Madeireira na Festa da Uva de 1965 Foto: Hildo Boff / acervo pessoal de Ricardo Boff,divulgação
A antiga Industrial Madeireira era uma das tantas empresas de Caxias que aproveitavam a Festa da Uva para divulgar suas novidades. Na edição de 1965, o carro alegórico destacou o Imaclite, material que fez história no segmento decorativo e arquitetônico da época.

Espécie de placa cimentícia com fibras de madeira mineralizada, o Imaclite era bastante utilizado em divisões de ambientes e nos tetos de residências e estabelecimentos comerciais. Anúncio publicado no Correio Riograndense de 1967 destacava o produto:

"Dado as características isolantes e o belo efeito decorativo, é o material plenamente indicado para forros e interiores de igrejas, beirais externos e revestimentos de paredes úmidas".

Na foto acima, o Pinóquio, símbolo do Imaclite. O boneco de madeira acompanhava um grupo de jovens pela Sinimbu e fazia uma espécie de saudação à Festa da Uva. O local é a esquina com a Rua Marquês do Herval, tendo ao fundo o lendário Hotel Bela Vista.

Na Marechal Floriano

Na década de 1950, a Industrial Madeireira comercializava madeiras brutas e beneficiadas, caixas, esquadrias, equipamentos de tanoaria, móveis, terciados e compensados. Na imagem abaixo, um anúncio do Imaclite publicado pelo semanário Caxias Magazine em novembro de 1964.

Abaixo, um registro de parte do complexo fabril em 1956, com sua nova frota de caminhões estacionados na Rua Marechal Floriano. Antes da abertura da Rua Dal Canalle, os pavilhões ocupavam praticamente todo o quarteirão envolvendo as ruas Antonio Prado, Marechal Floriano, Garibaldi e Os Dezoito do Forte.

Industrial Madeireira: era uma vez uma chaminé...

Fachada da Industrial Madeireira na Rua Marechal Floriano em 1956. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros